Após diversas idas ao hospital para tratar a leucemia do filho, uma mãe fundou um ministério para pregar Jesus a outros pacientes nos Estados Unidos.
Brady Martin foi diagnosticado com Leucemia Linfoblástica Aguda Pré-B de Alto Risco em 10 de junho de 2021. Duas semanas depois, os médicos descobriram que ele tinha uma mutação extremamente rara, “Philadelphia Chromosome-Like”.
Sua mãe, Kristin S. Martin, informou que ele é apenas a 65ª pessoa no mundo a ter sido encontrada com essa mutação.
Por isso, ele precisava ir ao hospital infantil de quatro a seis dias por semana para realizar os tratamentos.
Oito meses após um transplante de medula óssea que salvou sua vida graças ao seu irmão gêmeo, Blake, o câncer de Brady retornou.
“Ficamos devastados e com o coração partido. Seu transplante falhou e as opções e perspectivas eram sombrias. Mas sua história não terminou”, contou a mãe à AG News.
Então, Kristin tentou explicar ao filho que os tratamentos o mantinham vivo. Nesse momento, ela teve uma ideia:
"E se mudarmos nossa perspectiva e formos uma luz — não estar lá para tratamento, mas em uma missão para ajudar outra pessoa?".
![]()
A família de Brady. (Foto: Reprodução/Way to Battle)
Nesse período, a família estava orando pela filha de Mary, uma enfermeira oncológica cujo bebê precisava de cirurgia cardíaca. Então, Brady e sua mãe foram a uma loja de presentes e compraram um unicórnio rosa para a menina.
Em seguida, Brady presenteou outros três pacientes com ursos de pelúcia. Depois de perceber que a ação trouxe alegria para o filho e para os outros, em 2021, Kristin fundou o “Way to Battle” (“Caminho para a Batalha”), um ministério que fornece brinquedos de pelúcia chamados “Battle Pups" para pessoas necessitadas.
"Deus simplesmente colocou no meu coração que essa era uma missão que minha família poderia fazer", relatou Kristin.
![]()
Brady Martin. (Foto: Reprodução/AG News)
Propósito de Deus
Inicialmente, Kristin imaginou distribuir cachorros de pelúcia apenas para aqueles que lutavam contra o câncer, porém o Senhor tinha um plano maior.
"Uma doença que muda a vida é difícil para a pessoa diagnosticada, mas é igualmente difícil para aqueles que a amam. Fomos testemunhas diretas disso. Porém, todo mundo está o tempo todo lutando contra coisas difíceis”, disse ela.
E continuou: “Nossa esperança e oração é que algo tão simples como um cãozinho macio e fofinho possa trazer força, alegria e encorajamento para aqueles que enfrentam seus desafios, sejam eles quais forem”.
Kristin, de 42 anos, seu marido Chris, Brady e seu gêmeo Blake, agora com 13 anos, e os irmãos Aubrey, de 11, e Cooper, com 4, atuam no ministério para levar esperança aos outros.
Desde a fundação, o ministério distribuiu mais de 70.000 brinquedos para crianças e adultos que sofrem crises. Cada cachorro de pelúcia tem uma coleira com o Salmo 18:39, que diz: “Tu me revestiste de força para a batalha; fizeste cair aos meus pés os que se levantavam contra mim”.
‘Deus fez além do que sonhamos’
Entre os problemas enfrentados pelas pessoas que recebem os brinquedos, Kristin destacou: violência armada, sobreviventes de traumas, adolescentes que perderam familiares, pais em unidades de tratamento de memória e famílias que sofrem com tragédias como incêndios florestais, furacões e até tiroteios em escolas.
“Quando iniciamos o Way to Battle em outubro de 2021, apenas três meses depois nossos filhos esperavam doar inicialmente 200 brinquedos até o final daquele ano. Mas, mal sabíamos que o Senhor estava prestes a assumir a missão que Ele havia colocado em nossos corações e expandi-la além dos nossos sonhos. Estamos plantando sementes”, testemunhou Kristin.
Desde o início da batalha contra a leucemia de Brady, Kristin escreveu um diário online, que se tornou um livro “Through the Battle: One Family's Journey of Fighting for Joy”, (“Através da Batalha: A Jornada de uma Família Lutando pela Alegria”) que narra o testemunho da família.
![]()
Brady com seus irmãos. (Foto: Reprodução/Way to Battle)
O ministério impactou a vida de muitas pessoas, mas, em particular, a história de Zachariah, de 8 anos, chamou atenção da família.
Zachariah é filho de Danielle Dickerson, que lidera os ministérios femininos da Ohio Ministry Network, ele ganhou um cachorro de pelúcia enquanto ia realizar uma cirurgia devido a uma lesão no dedo.
Após o procedimento, quando Zachariah acordou, ele viu que seu brinquedo também estava com a perna enfaixada. Então, o versículo na coleira o ajudou a evangelizar os médicos e enfermeiros.
Este ano, o ministério tem a meta de distribuir 25.000 cachorros de pelúcia. Atualmente, Danielle está ajudando a arrecadar fundos para que eles possam comprar mais brinquedos:
"Estou super animada para ajudá-la. Deus fará coisas incríveis por meio deste ministério que surgiu por causa de um momento difícil. O Senhor faz nascer das cinzas e do sofrimento, sonhos incríveis e visões por meio de nossa fragilidade”.
Por fim, Kristin testemunhou: “Hoje, Brady está há mais de 2 anos livre do câncer. O Senhor nos mostrou um milagre incrível por meio da batalha do nosso filho, e a dor pela qual passamos deu à luz uma missão dentro de nós”.