“Resposta de oração”: Missão constrói igreja em vila remota do Alasca

A igreja, planejada para durar 100 anos, está sendo construída para suportar o congelamento e degelo anuais.

fonte: Guiame, com informações de Samaritan's Purse

Atualizado: Quinta-feira, 8 Agosto de 2024 as 9:42

Cristãos orando no local. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)
Cristãos orando no local. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)

Mais de 200 voluntários da Samaritan's Purse de 26 estados americanos estão construindo uma igreja na remota Ilha Nunivak, no Alasca. 

Nunivak é a segunda maior ilha do Mar de Bering, há mais de 2.000 anos. O Evangelho começou a ser pregado pela primeira vez na região em meados da década de 1930, com conversões em massa ocorrendo por meio da pregação do missionário Inupiaq Jacob Kenick.

O atual prédio da igreja foi construído na década de 1960. Embora tenha cumprido seu propósito, a instalação precisava de reparos, pois não é grande o suficiente nem foi projetada para acomodar o ministério das crianças e jovens. 

Cerca de 50 crianças em idade escolar participam da escola dominical e de outras atividades da igreja. Em vista da necessidade e em resposta a muitas orações, uma equipe da Samaritan's Purse concordou em construir um novo e maior prédio para a congregação de Mekoryuk.

A construção 

O trabalho começou no final de maio deste ano. A igreja contará com um templo, salão de confraternização, cozinha, escritório do pastor, três salas de aula, rampa de entrada e muito mais. 

Construída sobre uma fundação para suportar o congelamento e degelo anuais, a igreja deve durar 100 anos.

“Deus pode usar esse novo prédio como espaço para os jovens aprenderem mais sobre a Palavra”, disse Bea Kiokun, líder da igreja.


Bea Kiokun. (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)

Steven Whitman, vice-presidente do Native Village of Mekoryuk Tribal Council, vê a nova igreja como um local de encontro para jovens e toda a vila: “Ter uma nova igreja é importante para nossa comunidade”.

As equipes de voluntários da Samaritan's Purse estão concluindo o projeto de 16 semanas — que iniciou em 17 de junho e irá finalizar no dia 7 de outubro — em Mekoryuk. 

A missão informou que os serviços de aviação missionária transportam suprimentos e servem de transporte para funcionários e voluntários duas vezes por semana, com base na cidade de Soldotna.

Brent Baumann é um dos voluntários envolvidos na construção da igreja e contou: “É uma tremenda resposta à oração. Significa o mundo para eles. Veja o que o Senhor fez”.

Doug Fagley destacou que a Samaritan's Purse dá atenção à qualidade dos materiais e do artesanato, mas também reserva tempo para cultivar relacionamentos significativos dentro da vila: “Eles estão focados em Jesus. Se for feito, é bem feito”.

Mark Atcherson, outro voluntário, falou sobre os cristãos que vivem na região: “Eles vivem minimamente, mas amam o Senhor profundamente”.

“Temos que construir um prédio, mas estamos aqui para construir o Reino de Deus. É assim que vemos isso”, afirmou Jon Austin.

O funcionário da Samaritan's Purse, Russ Richardson, está em Mekoryuk desde o primeiro dia do projeto. Para os voluntários, ele disse: "Obrigado por serem obedientes a Deus e embarcarem naquele avião para vir aqui”.


O voluntário Jon Austin ministrando para os jovens.  (Foto: Reprodução/Samaritan's Purse)

Testemunho do Evangelho

No local, os voluntários também lideram cultos aos domingos e atendem membros da comunidade com projetos de reparos domésticos ao redor da vila.

Segundo a Samaritan's Purse, todos os esforços em Mekoryuk criam uma oportunidade para relacionamentos e conversas nas quais a equipe e os voluntários pregam as Boas Novas do Senhor Jesus Cristo.

“Sou grato à Samaritan's Purse por vir aqui para construir o prédio da igreja. Minha principal esperança e oração pessoal é que os voluntários possam alcançar pessoas na vila que nós não podemos”, concluiu Edward Kiokun, marido de Bea, que é membro do conselho da igreja e presidente do conselho tribal.

veja também