A enfermeira cristã Margaret Attah foi a primeira pessoa a ser homenageada com o prêmio “Courage to be a Christian” (Coragem para ser cristão, em tradução livre).
A premiação, que aconteceu em 22 de novembro, foi entregue pela instituição Ajuda à Igreja que Sofre do Reino Unido.
A sobrevivente Attah representou todos os que foram vítimas das atrocidades de jihadistas no ataque a uma igreja no domingo de Pentecostes de 2022, na Nigéria.
Conforme o Guiame, homens armados atiraram contra fiéis e detonaram explosivos em uma igreja católica no sudoeste da Nigéria deixando mais de 40 mortos.
Attah perdeu ambas as pernas e a visão de um olho, quando uma bomba explodiu na Igreja em Owo, estado de Ondo.
“Agradeço a Deus que estou viva. Tenho muitas razões para agradecer a Deus...”, disse Attah na época.
‘Em nome de todas as vítimas’
O grupo extremista islâmico Boko Haram/ISWAP posteriormente assumiu a responsabilidade pela atrocidade terrorista.
“Estamos absolutamente encantados por Margaret vir ao Reino Unido para como convidada da AIS para receber o nosso primeiro prêmio 'Coragem para ser Cristão'”, disse Caroline Hull, Diretora Nacional da Ajuda à Igreja que Sofre, no Reino Unido.
“Nossos corações e orações vão para todos aqueles que sofreram durante o ataque à igreja”.
“Margaret está realmente recebendo a recompensa em nome de todos aqueles que, não apenas suportaram esta terrível provação, mas através do poder da fé, estão aprendendo a conviver com seus ferimentos que mudaram suas vidas.”
Vários sobreviventes do ataque terrorista sofreram ferimentos graves, como Victoria Adeseluka, que ficou paralítica após ser atingida por duas balas nas costas.