Autista leva clientes de restaurante a louvarem a Deus: ‘Verdadeira adoração’

O autista transformou uma churrascaria em São Paulo em um ambiente de adoração.

fonte: Guiame

Atualizado: Sexta-feira, 5 Setembro de 2025 as 11:44

O autista louvando na churrascaria com os demais clientes. (Foto: reprodução/Instagram/autismoinfoco_tea)
O autista louvando na churrascaria com os demais clientes. (Foto: reprodução/Instagram/autismoinfoco_tea)

Um homem autista emocionou milhares de pessoas ao levar clientes de um restaurante em São Paulo a louvar a Deus.

O episódio ocorreu em uma churrascaria de Jundiaí, quando, durante o jantar, o autista teve uma crise sensorial — condição comum no Transtorno do Espectro Autista (TEA), caracterizada pela sobrecarga provocada por barulhos, luzes e movimentos ao redor.

Segundo especialistas, muitos autistas desenvolvem hiperfoco, isto é, uma atenção intensa voltada a interesses específicos. 

No caso dele, esse foco é o louvor, o que fez com que, mesmo em meio à crise, sua reação fosse cantar o clássico hino “O Escudo”. Ao ser acompanhado espontaneamente por outros clientes, o autista transformou o momento de sobrecarga em um ambiente de adoração espontânea no restaurante.

“Aquele momento foi uma forma de libertação para o nosso amigo, e a resposta das pessoas foi um gesto de aceitação e empatia. Muitos ali não sabiam que éramos evangélicos ou que ele tinha TEA”, disse um dos amigos do autista no Instagram.

Nos comentários, muitos internautas elogiaram a empatia dos demais clientes no restaurante com o autista:

“A questão não foi o amigo com TEA, e sim o avivamento que aconteceu neste momento. Lindo de se ver. Parabéns”.

“Comecei o vídeo encantada, terminei chorando muito sentindo a presença de Deus em meu coração”, disse uma mulher.

E outra acrescentou: “É tão lindo quando o nome de Deus é citado de maneira espontânea e inocente, se vê a verdadeira presença do Senhor”.

Por fim, uma mãe atípica destacou: “O meu atípico de 26 anos vibra com esse louvor. É um dos que ele mais ama, e o Senhor sempre toca nas nossas vidas”.

Inclusão

O Transtorno do Espectro Autista, conhecido como TEA, afeta as habilidades de interação social, de comunicação e gera repetição de comportamentos padronizados. 

No Brasil, estima-se que mais de 2 milhões de brasileiros tenham o transtorno. O cálculo se baseia em estudos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC), agência pública de saúde dos Estados Unidos.

Com o crescente número de diagnósticos no país, preparar ambientes para se tornarem mais acolhedores para esse público se tornou uma tarefa urgente. 

Se tratando da igreja, Aline Santos, pastora de inclusão na Igreja Batista Atitude, no Rio de Janeiro, deu seis dicas de como as congregações podem incluir crianças com necessidades específicas no ministério infantil:

1. Seja natural. Somos todos humanos, só que com algumas diferenças;

2. Trate com respeito. Respeite a família e a criança;

3. Seja criativo. Utilize o que está à sua disposição para trabalhar da melhor maneira e alcançar o coração de todas as crianças;

4. Informe-se das leis. É importante saber as leis que abordam esse grupo de crianças;

5. Reveja o ambiente previamente. Elabore materiais, recursos visuais;

6. Ensine de forma simples. A linguagem deve ser clara e as atividades curtas.

veja também