
A explosão de conteúdos devocionais no Instagram e TikTok está atraindo a Geração Z para a igreja nos últimos anos, segundo o Estadão.
Produzidos por influenciadores cristãos, vídeos com títulos “Como ler a Bíblia”, “Como orar”, “Como fazer um devocional” e “Arrume-se comigo para a igreja” invadiram as redes sociais e ultrapassou a bolha cristã.
Os conteúdos mostrando o estilo de vida cristão têm atraído milhões de seguidores e se tornaram uma forma da Geração Z (nascidos entre 1997 e 2010) conhecer as diversas vertentes da fé cristã e as denominações evangélicas.
No TikTok, a tag #CristãoNoTikTok já possui mais de dois milhões de vídeos, seguido por 890 mil publicações com #Devocional e mais 870 mil posts da hashtag #JovemCristão.
Estilo de vida cristão
O influenciador cristão Leonardo Rossetto, de 21 anos, tem quase 70 mil seguidores no Instagram e compartilha sua rotina espiritual e saudável para ajudar outros jovens a desenvolverem um relacionamento com Jesus.
“Eu busco ser a imagem semelhante de Cristo aqui na Terra. Meu conteúdo é voltado para uma pessoa que busca viver com propósito. Há poucos anos, eu não sabia o que era viver assim. Hoje, eu ajudo pessoas a terem hábitos saudáveis, buscarem um relacionamento com Deus e viverem uma vida que valha a pena. Meu maior objetivo é buscar renunciar o meu antigo eu para que Cristo possa habitar em mim”, declarou o estudante de Nutrição, em entrevista ao Estadão.
Já a influenciadora Jordana Vucetic, de 21 anos, ficou conhecida por pregar a verdade do Evangelho e denunciar os falsos ensinos nas redes sociais.
A estudante de Publicidade e de Teologia, que congrega na Igreja Presbiteriana, tem 1,8 milhão de seguidores no Instagram e mais 3,9 milhões no TikTok.
“O meu foco no Instagram é ser mais profunda, não quero ser superficial, gosto de ensinar as pessoas sobre a Palavra e sobre as heresias também. Tento alertar porque, talvez, através de mim, eles consigam abrir os olhos diante daquilo que está sendo propagado”, disse Jordana, ao Estadão.
Encontrando segurança em Jesus
Segundo o psicanalista e pesquisador de cultura e comportamento, Lucas Liedke, o fenômeno do “movimento devocional” é um sucesso porque ajuda a Geração Z e a Geração Alpha a lidar com suas dores e necessidades.
Lucas explicou que, desde a pandemia da Covid-19, as novas gerações enfrentam uma insegurança generalizada em relação ao futuro, e na fé cristã, elas encontram a segurança e estabilidade que tanto desejam.
“O aspecto de crise é inerente à condição de ser adolescente, que se intensifica ainda mais com os tempos que vivemos. As religiões, de muitas formas, ajudam a lidar com esse desamparo existencial”, afirmou o pesquisador.
A pesquisa “The Open Generation Survey” (“Geração Aberta”), divulgada pelo Grupo Barna em 2023, revelou que 74% dos adolescentes brasileiros acreditam em Jesus.
60% afirmaram que Ele faz uma diferença real no mundo de hoje e 70% acreditam que Cristo voltará um dia.
A evangelista Christine Caine, que realizou reuniões de jovens ao redor do mundo, confirmou que os adolescentes estão procurando uma conexão autêntica e genuína com Jesus.
"Há um desespero. Uma sensação de 'Nosso mundo está fora de controle e precisamos de algo maior do que nós mesmos para intervir nisso. Não queremos religião, não queremos guerras culturais. Queremos um encontro radical com um Deus vivo que fará a diferença na minha vida cotidiana'", explicou ela.
O consumo de livros devocionais também cresceu no Brasil. Segundo a Amazon, a venda de Bíblias e devocionais aumentou em 11,2%, em comparação com números de abril de 2024.