“Deus acredita em você, você é quem boicota a si mesmo”, diz pastor

Joel Engel ensina a lidar com pensamentos distorcidos sobre nós mesmos: “Substitua pela verdade de Deus”.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Sexta-feira, 16 Junho de 2023 as 9

(Foto: Unsplash/Vince Fleming)
(Foto: Unsplash/Vince Fleming)

Existe um fator que nos impede de viver a missão de Deus: a crença errada sobre nós mesmos. De acordo com o pastor Joel Engel, foi a visão distorcida de si mesmo que fez Moisés apresentar desculpas a Deus quando foi chamado.

“Quando Deus disse que enviaria Moisés ao faraó para tirar os israelitas do Egito, ele logo respondeu: Quem sou eu para fazer isso?”, disse o pastor, citando Êxodo 3:10-11.

“Deus olha para você e enxerga a capacidade de cumprir uma missão. Mas você olha para si mesmo e enxerga apenas a incapacidade”, acrescentou Engel.

No culto desta terça-feira (13), o pastor apontou o que leva uma pessoa a se achar menor do que é.

“São as crenças limitantes”, respondeu. “Esse é um tipo de crença que você adquire e declara sobre si mesmo: ‘Eu não posso fazer, não consigo chegar lá, eu nunca serei isso’”.

No entanto, o pastor alerta que as crenças que temos sobre nós mesmos podem interferir em nosso destino. “Você irá até onde você crer. A sua crença vai dirigir a sua vida. Cuidado com o que você acredita”, afirma.

Segundo o pastor, muitas vezes carregamos crenças limitantes que vêm desde a infância. Por isso, muitas pessoas na vida adulta se fecham ou carregam uma visão distorcida sobre si.

Engel então faz uma reflexão: “Nós temos a natureza caída e a natureza divina dentro de nós, e as duas brigam entre si. A natureza caída é aquela que ouve a voz do diabo, que todos os dias nos acusa. Mas dentro de você também há a voz de Deus, que nos afirma quem realmente somos para Ele. Qual das duas vozes você tem ouvido?”

E alerta: “Você é quem boicota a si mesmo. Deus acredita em você. Ele tem uma grande chamada para você.”

“Você é inimigo de si mesmo. Você deprecia a si mesmo. Você está boicotando os planos que Deus tem para você. É você que se diminui, que diz que não presta, que ninguém te ama, que você não tem valor”, continua.

Tudo é uma questão de crença

Engel aponta pelo menos três crenças centrais na vida de uma pessoa, que podem se tornar barreiras futuras: desvalor, desamor e desamparo.

Na crença de desvalor a pessoa acredita ser um “nada”, alguém inaceitável, sem valor algum. 

Na crença de desamor, a pessoa acredita que será sempre rejeitada, indigna de ser amada e sempre estará sozinha.

Já na crença de desamparo, a pessoa crê que é incompetente, fraca e sempre será fracassada.

Você se identificou com alguma dessas crenças? Se sim, Engel ensina dois passos para a cura: identificar qual dessas crenças você tem e substituir pensamentos e falas mentirosas por pensamentos e falas verdadeiras.

Deus é aquele que tem a palavra final sobre a vida de cada filho, só precisamos crer nessas verdades. “Quebrar a cara 99 vezes significa experiência e não fracasso. Depende de como você vê. Você pode dar um novo significado para a sua dor”, disse ele.

“Não aborte a si mesmo. Não destrua os sonhos de Deus para você. Faça as pazes consigo mesmo. Deus amou você de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que você não pereça, mas tenha a vida eterna. Isso não é amor?”, acrescentou.

Ele então conclui: “Dê um novo significado. Seja amigo de si mesmo.”

Veja a pregação completa:

 

veja também