Explosões nas proximidades de duas igrejas nos EUA podem ter ligação entre si, segundo polícia

Os fatos ocorreram próximos à 'Calvary Baptist Church', logo após 8 horas da manhã e próximo da 'Holy Cross Catholic Church', com quase meia hora depois de intervalo entre a primeira e a segunda explosões.

fonte: Guiame, com informações do Religion News

Atualizado: Terça-feira, 4 Agosto de 2015 as 4:57

Carro da polícia de las Cruces, estacionado nas proximidades da igreja Batista 'Calvary'.

Explosões cerca de meia hora de intervalo quebraram a serenidade dos cultos do último domingo (2) de manhã em duas igrejas da cidade de Las Cruces (Novo México / EUA). Apesar do susto, não houve feridos, apenas "pequenos danos", segundo a polícia local.
 
O porta-voz da polícia de Las Cruces, Dan Trujillo disse que as investigações ainda estão em andamento. Os fatos ocorreram próximos à 'Calvary Baptist Church', logo após 8 horas da manhã e próximo da 'Holy Cross Catholic Church', quase meia hora de intervalo entre a primeira e a segunda explosões.
 
O primeiro dispositivo explodiu por volta de de 8:20 em uma caixa de correio, em uma parede perto da entrada da administração da igreja Batista. Segundo a polícia, várias pessoas estavam dentro do templo no momento da explosão, mas o culto ainda não tinha começado.
 
"Neste momento, há apenas um monte de pedaços de papel", disse o sargento da Polícia de Las Cruces, Robert Gutierrez, no domingo de manhã.
 
A segunda explosão veio de uma lata de lixo do lado de fora da igreja católuica 'Holy Cross' em por volta de 8:40, enquanto o monsenhor John Anderson estava ajudando a distribuir a óstia Comunhão. A bomba explodiu do lado de fora das portas de vidro à frente do templo, quebrando o vidro grosso.
 
"Eu estava para dizer as palavras 'Tomai e comei, este é o meu corpo' e houve um estouro! Quer dizer, eu sabia que tinha que ser maior que um tiro", disse Anderson. "Não sabia se tinha sido um tiro de espingarda ou algo parecido. Mas era muito alto e eu simplesmente não parei de dizer as palavras".
 
Ann Marie Sullivan, uma estudante universitária e paroquiana há tempos na igreja 'Holy Cross', descreveu: "Parecia que algo tinha caído e quebrado o vidro na parte de trás".
 
Os cultos / missas do domingo para o final do dia foram cancelados em ambas as igrejas (batista e católica), respectivamente. A polícia bloqueou as ruas para permitir que cães farejadores fizessem uma busca no local.
 
O xerife do esquadrão anti-bomba do condado de Doña Ana (onde se localiza a cidade de Las Cruces) disse que a Polícia Estadual do Novo México e uma unidade equipada com cães farejadores estão ajudando na investigação, bem como os funcionários federais, com o FBI.
 
"Foi uma bomba, realmente. Vi todas as partes", disse o membro da igreja Batista, Dennis Llewellyn, que estava fora da igreja quando o dispositivo explodiu.

Llewellyn disse que é um ex-membro das forças especiais com os fuzileiros navais e reconheceu peças de bombas que incluíram uma bateria 'Eveready'. Ele e seu amigo, membro da igreja Mike Stewart costumam chegar para o culto por volta das 8h30 da manhã.
 
Llewellyn descreveu a explosão como "muito alta" e Stewart, que estava já dentro do templo, disse que a explosão sacudiu o prédio. Segundo Llewellyn, havia cerca de 30 pessoas no interior do edifício quando a explosão ocorreu.
 
Trujillo disse que a polícia não poderia dizer neste momento quais tipos de explosivos foram usados ou se as duas explosões foram causadas por dispositivos semelhantes. Também não havia informação a respeito de possíveis motivos que teriam levado à instalação dos explosivos nos arredores das igrejas.

"Só o fato de que eles estavam próximos a igrejas no mesmo dia e em aproximadamente meia hora de intervalo nos leva a crer que podem ter algo relacionado", disse ele.
 
Um grupo religioso local prevista a realização de uma vigília de domingo à noite no Parque da Pioneer Mulheres em Las Cruces.

veja também