A jogadora de vôlei cristã, Ana Paula Borgo, morreu aos 29 anos na quinta-feira (11), após lutar contra um câncer.
A notícia da morte foi dada pela mãe da atleta, Debora Borgo, no Instagram. “Jesus recolheu minha filha. Que dor minha filha, certeza que você está com Jesus”, escreveu.
Em setembro do ano passado, Ana Paula foi diagnosticada com câncer no estômago e, desde então, lutava contra a doença.
Ela precisou se afastar das quadras. Na época, ela iria jogar pelo Barueri na Superliga, após atuar no time italiano Bergamo.
Ana Paula, que jogou na Seleção Brasileira de Vôlei, cresceu em um lar cristão e congregava na Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), junto com os pais e o esposo Carlos Guedes.
A jogadora era ativa no ministério da igreja, atuando como obreira desde seus 23 anos. Ela também serviu na Força Jovem Universal.
De acordo com a IURD, Ana dedicou sua vida a espalhar o Evangelho. Entre amigos e irmãos em Cristo, ela era conhecida por sua fé, que testemunhava com frequência em suas redes sociais.
Testemunho de fé
Ana Paula com seu esposo (á direita) e seus pais. (Foto: Instagram/Ana Paula Borgo).
“Uma grande mulher de Deus que tive prazer de conhecer desde o início, agora está com o Criador nos céus, combateu o bom combate, guardou sua fé!”, comentou o pastor Matheus Rodrigues, da Universal Iguape, em uma publicação da atleta no Instagram.
A jogadora de vôlei, Sabrina Floriano, também homenageou a colega de quadra, destacando sua fé em Jesus.
“Foi incrível, mesmo de longe, acompanhar seu crescimento na fé! O que me conforta é saber que mesmo nos últimos momentos você continuou se alegrando no Senhor. E nos mostrou que nem a morte poderia te separar do amor de Jesus. Que testemunho incrível!”, escreveu Sabrina, nos seus stories no Instagram.
Dois dias antes de falecer, Ana Paula fez sua última publicação nas redes sociais, comemorando o aniversário de cinco anos de casamento com Carlos.
“Nosso dia 5 passou e eu não estava bem para falar. Passamos o dia 5 no hospital com você cuidando de mim e me dizendo o quanto me ama. Já vi relatos de maridos que abandonaram as esposas quando adoeceram, Carlos foi completamente diferente, ele só demonstrou o quanto me amava, mostrando que ele realmente era o homem que Deus mandou pra mim”, declarou ela.
Carreira no vôlei
Ana Paula faleceu vítima de câncer de estômago. (Foto: Instagram/Ana Paula Borgo).
Ana Paula Borgo jogou pela Seleção Brasileira de vôlei e integrou a equipe campeã do Mundial sub-23.
Ela também representou o Brasil na Liga das Nações em 2019, conquistando a medalha de prata. A atleta passou por vários times, incluindo o Fluminense e, Kale e Nilufer da Turquia.
A Igreja Universal divulgou uma nota de falecimento, dando os pêsames à família de Ana.
“Com profundo pesar, a Igreja Universal do Reino de Deus comunica o falecimento da obreira e atleta Ana Paula Borgo, ocorrido nesta quinta-feira (11) na cidade de Barueri (SP), aos 29 anos. Ao esposo de Ana Paula Borgo, seus pais e demais familiares, nossas orações — e a certeza de que, aqueles que guardam a fé, até o fim, podem finalizar seus dias confessando: “Combati o bom combate, acabei a carreira, guardei a fé”, afirmou.
A Confederação Brasileira de Vôlei (CBV) também emitiu uma nota, lamentando o falecimento da atleta e destacando sua contribuição para a seleção.
"A Confederação Brasileira de Voleibol (CBV) manifesta seu profundo pesar pelo falecimento da jogadora Ana Paula Borgo, aos 29 anos. Ela foi um grande talento do vôlei nacional e defendeu a seleção brasileira em importantes competições como a Liga das Nações e os Jogos Pan-Americanos. Ana Paula Borgo participou da conquista do Mundial Sub-23, na Turquia, e defendeu o Brasil nas seleções de base. Pelos clubes, representou grandes equipes como Praia Clube, Osasco e Pinheiros e atuou no exterior em países como Turquia e Itália. Neste momento tão difícil, a CBV se solidariza com a família e amigos de Ana Paula Borgo”.