Igrejas batizam 172 adolescentes após se unirem para pregar nos EUA: “Deus abriu o Céu”

Igrejas na Flórida relatam avivamento após trabalharem em conjunto para pregar o Evangelho.

fonte: Guiame, com informações de Baptist Press

Atualizado: Quinta-feira, 17 Outubro de 2024 as 12:03

Batismos realizados pelos cristãos. (Foto: Reprodução/Baptist Press)
Batismos realizados pelos cristãos. (Foto: Reprodução/Baptist Press)

Igrejas batistas da Flórida estão testemunhando como a unidade do Corpo de Cristo tem proporcionado um maior alcance em sua comunidade.

Desde que as igrejas da St. John's River Baptist Association (SJRBA) na área de St. Augustine e Palatka, na Flórida, se uniram para compartilhar o Evangelho, cristãos relatam que um avivamento está ocorrendo no local.

“Deus abriu as janelas do Céu. Eu vi mais pessoas salvas nos últimos dois anos apenas por testemunhar a elas o que eu já vi no campo missionário. Eu não consigo explicar. É tudo Deus”, disse Asa Greear, a estrategista de missão. 

Greear, que atua há 46 anos no ministério, serviu como missionário do Conselho de Missões Internacionais antes de se tornar o diretor-executivo/AMS da associação em 2007.

A SJRBA é uma das mais de 1.100 associações batistas do sul nos Estados Unidos. Ted Owens, o pastor fundador da Petra Baptist Church em St. Augustine, contou:

“A associação nos ajudou durante tempos difíceis, como a crise econômica (de 2008-2009) e a Covid-19, e conseguimos usar recursos para continuar”.


Voluntárias em treinamento para eventos infantis. (Foto: Reprodução/Baptist Press)

Início do projeto 

O movimento evangelístico começou na Putnam County Fair há quase dois anos. A SJRBA organizou um estande onde ministérios ofereciam Bíblias, folhetos com o Evangelho e livros cristãos. 

Voluntários de igrejas locais se revezavam no estande, compartilhando o Evangelho usando ferramentas como o “EvangeCube” — um recurso visual que ajuda na compreensão do plano de salvação para crianças e adultos. Durante o evento de 2023, 50 pessoas aceitaram Jesus.

Meses depois, a filha de um diácono da Trinity Baptist Church, uma das congregações que pertencem à associação, foi atingida por um raio enquanto caçava com o pai. 

Segundo a Baptist Press, enquanto viveu, a adolescente era uma testemunha de Cristo e costumava enviar versículos bíblicos para os amigos da escola, os convidando para ir à igreja.

“Por causa de tudo isso, os adolescentes começaram a aceitar Jesus. Elas perceberam que a morte é iminente e não estavam prontas”, relatou Greear.

E continuou: “Em uma reunião, onde tínhamos cerca de 600 adolescentes, vimos 65 deles entregarem suas vidas a Cristo”.

Pastores de diversas igrejas locais estiveram no evento para ajudar a aconselhar os jovens que compareceram. 

Duas semanas após a morte da adolescente, 172 estudantes do ensino fundamental e médio foram batizados. Muitos desses novos convertidos afirmaram  que foram impactados pelo testemunho da menina.

Estratégias evangelísticas

Greear destacou diversas estratégias usadas pelas igrejas locais que estão trabalhando em conjunto para compartilhar o Evangelho, incluindo um popular trailer que fornece recursos para congregações que organizam eventos evangelísticos em seus bairros.

Outra estratégia adotada pela SJRBA foi a compra de 600 perus para as igrejas locais doarem no Dia de Ação de Graças, em 28 de novembro.

“Em nossa doação de perus, tivemos que tirar dinheiro da poupança e, às vezes, gastar mais do que planejamos”, disse Greear.

“Mas, para causar um impacto local para a igreja, dizemos: 'Ei, temos perus. As igrejas enchem as cestas, levam para essa pessoa e dão a ela'. Ouvimos testemunhos de pessoas sendo salvas por meio desse ministério. As igrejas nos contaram sobre pessoas que começaram a ir aos cultos por causa dessas doações de perus”, acrescentou.


Líderes em treinamento. (Foto: Reprodução/Baptist Press)

Além da conexão com igrejas e missionários, a SJRBA também ajuda a apoiar pastores, estando ao lado deles em momentos difíceis do ministério, incluindo problemas de saúde, crises na igreja e conflitos familiares.

Um exemplo foi o caso do pastor David Shull que passou por uma cirurgia de coração no começo deste ano e, durante sua recuperação, Greear pregou em sua congregação e mobilizou outras igrejas para orar por ele. 

“Ele fez um ótimo trabalho como pastor de pastores”, disse Shull.

E continuou: “Pode ser um pouco solitário se você estiver sozinho. Fazer parte da associação significa saber que alguém está ao seu lado quando você precisa de ajuda. Isso tem sido uma grande bênção para mim e para minha igreja ao longo dos anos”.

Greear acredita que o avivamento entre as igrejas da associação pode ser atribuído ao alcance evangelístico intencional, como o estande onde voluntários compartilharam o Evangelho com os visitantes da feira e outras ações.

veja também