Minotauro ministra estudo bíblico e encoraja: ‘Mantenha o foco em Deus’

Rodrigo Minotauro refletiu sobre a história de Neemias e encorajou internautas a aplicarem a Bíblia em suas vidas.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 24 Julho de 2025 as 10:20

Minotauro ministrando a Bíblia. (Foto: Reprodução/Instagram/Rodrigo Minotauro)
Minotauro ministrando a Bíblia. (Foto: Reprodução/Instagram/Rodrigo Minotauro)

Na última segunda-feira (21), Rodrigo Minotauro, ex-lutador de MMA, encorajou o público a aplicar a Bíblia no dia a dia por meio de um estudo sobre a história bíblica de Neemias.

Em um vídeo no Instagram, Minotauro refletiu no livro de Neemias 2.1-8, que narra a reconstrução dos muros de Jerusalém após o exílio babilônico, descrita no Antigo Testamento.

“Uma reflexão falando de liderança, como servir, habilidade com pessoas e foco na missão. Quando a missão é grande não dá pra perder tempo com distração”, afirmou Minotauro.

Neemias era um judeu exilado na Pérsia e trabalhava como copeiro do rei Artaxerxes I. Após saber que os muros de Jerusalém estavam em ruínas e que o povo vivia em grande aflição, ele orou e jejuou pedindo direção a Deus. Em seguida, pediu permissão ao rei para retornar a Jerusalém e reconstruir a cidade. 

Minotauro começou o estudo destacando que Neemias teve planejamento estratégico e visão sistemática: “Neemias pediu várias cartas de liberação ao rei para garantir a segurança e também pediu madeira. Ele planejou, e chegando em Jerusalém, teve que agregar várias pessoas”.

Observando sobre o caráter de servo de Neemias, o ex-lutador afirmou: “Os maiores líderes do mundo servem. O cara que é o maior líder, ele é o cara que mais serve”.

‘Aplique a Bíblia em sua vida’

Apontando para a Bíblia, Minotauro refletiu sobre como delegar tarefas e encorajou: “Isso é uma coisa muito importante. Você pode aplicar isso na sua vida, na liderança da sua casa, na liderança dos seus negócios e na liderança da sua empresa”.

Ainda sobre Neemias, ele destacou que, durante a reconstrução dos muros, o copeiro teve resiliência na gestão de crises.

“E tiveram várias crises. Vários inimigos zombaram dele, conspiraram contra a obra, e Neemias ele se colocou como vigia, enquanto estava construindo estava vigilante”, afirmou ele. 

E continuou: “Vão tentar te atrapalhar, toda vez que você estiver construindo alguma coisa realmente interessante, as pessoas vão tentar tirar a sua atenção. O foco é seu, a missão é sua, a tarefa é sua. Quando você tiver algum propósito a fazer, tenha foco”.

Minotauro destacou que Neemias mostrou “liderança moral e justiça social”, além disso, foi um “agregador”: 

“Coisas extraordinárias, requerem foco, dedicação e organização de tempo. A muralha de Jerusalém foi reconstruída em 52 dias e quando todos os inimigos ouviram isso, todos tremeram e reconheceram que quem fez essa obra foi o nosso Deus”. 

Por fim, ele destacou alguns pontos que resumem a história: “Neemias não era engenheiro. Era copeiro. Mas reconstruiu os muros de Jerusalém em 52 dias. Como? Ele tinha propósito; Soube reunir um time; Delegou com confiança; E quando tentaram tirar ele do foco, ele respondeu: ‘Tô numa grande obra. Não posso descer’”.

“Na vida, na luta, nos negócios, quem tem missão, tem direção. E quem tem direção, não se deixa parar. Então, se você tem fé em Deus, foco, determinação, planejamento e habilidade com as pessoas, você consegue construir as suas obras”, concluiu ele.

Nos comentários, muitos internautas e amigos elogiaram a aplicação da Palavra de Deus e incentivaram Minotauro a continuar ministrando mais estudos bíblicos.

O lutador Raush Manfio disse: “Muito bom! O verdadeiro líder é aquele que serve! Neemias era copeiro mas quando precisou se tornou arquiteto, engenheiro, pedreiro é até guerreiro. Continua postando esses estudos”.

veja também