Mulher que perdeu família em chacina encontra consolo em Jesus: “Deus acalmou meu coração”

Vera Lúcia Santos perdeu o pai, a mãe, os cinco irmãos e a cunhada na chacina de Vigário Geral, no Rio de Janeiro.

fonte: Guiame, com informações de Notícias Adventistas

Atualizado: Quarta-feira, 26 Fevereiro de 2025 as 4:01

Vera Lúcia Santos. (Foto: Reprodução/Notícias Adventistas)
Vera Lúcia Santos. (Foto: Reprodução/Notícias Adventistas)

Vera Lúcia Santos encontrou consolo em Jesus após perder a família na chacina de Vigário Geral, uma das maiores tragédias da história do Rio de Janeiro.

O massacre ocorreu no dia 29 de agosto de 1993, onde 21 pessoas foram mortas depois que cerca de 50 homens encapuzados entraram em vários pontos da comunidade atirando nos moradores. 

Na tragédia, Vera perdeu o pai, a mãe, os cinco irmãos e a cunhada. Na época, ela trabalhava como cabeleireira e frequentemente visitava seus pais e irmãos na comunidade. 

Segundo Vera, a violência no local já era um motivo de preocupação constante, tanto que sua mãe insistia para que a família fosse morar em outra região. 

Na noite da chacina, Vera decidiu não ir à casa dos pais devido a alguns imprevistos. Hoje, ela crê que foi Deus quem a protegeu.

Embora tenha sofrido com a dor de perder entes queridos, Vera testemunhou que nesse período encontrou força para continuar vivendo em Deus e através das orações.

"Foi um choque saber que minha família inteira tinha sido morta. Mas Deus acalmou meu coração no momento mais triste da minha vida", disse Vera ao Notícias Adventistas.

Após 32 anos da chacina, ela continua firme na fé: "Hoje, para mim, a oração é essencial. Eu tenho um Deus com quem converso e Ele me ouve".


Vera (à esquerda) em uma programação na igreja. (Foto: Reprodução/Notícias Adventistas)

Recentemente, Vera compartilhou seu testemunho durante um evento em uma igreja de Vila Pinheiro, na Maré. No culto, ela incentivou outras pessoas a confiarem em Deus mesmo em meio às adversidades. 

Para ela, seu testemunho reforça a importância da oração como uma fonte de esperança, cura e fortalecimento espiritual.

Poder da oração e da leitura bíblica 

A oração tem sido um recurso espiritual utilizado por milhares de pessoas ao longo da história para encontrar paz, esperança e força em momentos difíceis. 

Pesquisas comprovam que orar também traz benefícios para o corpo e a mente, e revelam que a oração libera neurotransmissores como endorfina e dopamina, substâncias relacionadas ao prazer e bem-estar.

Além disso, ela atua diretamente no sistema límbico e promove um sentimento de pertencimento, melhora a autoestima e proporciona paz.

Um estudo realizado em 2001 mostrou que, durante a oração, a respiração se torna mais lenta e regular, o que também contribui para a redução do estresse.

Em outubro de 2024, o cardiologista Roque Savioli afirmou que ler a Bíblia antes de dormir é um dos segredos para ter um bom sono e manter o coração saudável.

O especialista na prevenção de infarto e AVC, que tem 50 anos de experiência como cardiologista, descobriu que um sono reparador “é mais poderoso do que muita gente imagina”.

“Eu uso a Bíblia para dormir melhor. Sou cristão e defendo a espiritualidade como pilar da saúde”, disse Roque no Instagram.

O doutor recomendou a leitura de algo inspirador e destacou: “Eu recomendo muito a Bíblia. Ler algo edificante antes de dormir pode ser a maneira certa de acalmar a mente e promover uma sensação de segurança e paz para que a mente possa vencer a ansiedade”.

E continuou: “A Bíblia é a leitura ideal, especialmente se acompanhada de um chá relaxante, como o de camomila”.

Roque destacou que essas dicas podem evitar e combater doenças cardiovasculares como ansiedade, pressão alta, colesterol, angina e outras, não importa a idade.

veja também