
O pastor John MacArthur, que morreu em 14 de julho aos 86 anos, após lutar contra uma pneumonia, usou suas últimas palavras para expressar a certeza de sua salvação, segundo um dos pastores de sua igreja, a Grace Community Church.
"Espero que não haja problema em compartilhar", disse Mike Riccardi, pastor dos ministérios de extensão local do GCC, à congregação no final de uma reflexão de uma hora sobre o legado de MacArthur com o diretor executivo da Grace To You, Phil Johnson.
Reflecting on John MacArthur’s legacy. What a testimony!
— Terri Green (@TerriGreenUSA) July 22, 2025
As he lay dying, John MacArthur said, "I feel no sting. I feel no fear." pic.twitter.com/P3VuzglAP9
"Alguns dos que estavam com John naquelas horas me relataram que ele estava pronto para ir para o Céu", disse Riccardi.
Um dos versículos que estava em seus pensamentos nos momentos finais foi 1 Coríntios 15:55: “Onde está, ó morte, a tua vitória? Onde está, ó morte, o teu aguilhão?”
O pastor fez referência à ressurreição de Cristo como a vitória definitiva sobre a morte, demonstrando sua confiança plena na esperança eterna.
"E me foi relatado que, entre as tentativas de respirar, ele disse: 'Não sinto nenhuma ardência. Não sinto medo'", acrescentou, provocando aplausos.
"E por quê? Porque Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e para sempre. Porque o Senhor é o meu ajudador, não terei medo; e, de fato, porque ele estava dizendo: 'A minha alma está bem.'"
Problemas de saúde
Há dois anos, MacArthur enfrentava problemas de saúde, tendo sido hospitalizado em 2023 após apresentar dificuldades respiratórias durante a ministração de um sermão de uma hora.
Na ocasião, passou pela implantação de quatro stents cardíacos e, posteriormente, pela substituição da aorta. Também foi submetido a uma cirurgia pulmonar.
O pastor descreveu seus problemas de saúde como "um longo cerco" que tornou difíceis os últimos anos de seu ministério, e que o fez se irritar com a ordem dos médicos para descansar.
No último sermão que pregou na Grace Community Church, em 24 de novembro de 2024, MacArthur demonstrou profunda gratidão a Deus mesmo diante das dificuldades físicas que enfrentava. Em sua mensagem, destacou que o sofrimento é uma ferramenta que Deus usa para cumprir Seus propósitos eternos.
"Às vezes, nossas provações são bênçãos disfarçadas, e Deus tem propósitos que jamais teríamos conseguido cumprir se não tivéssemos passado por algum tipo de estresse", disse ele.
"Posso dizer que passei por três cirurgias cardíacas e uma nos pulmões nos últimos meses, e ainda estou aqui."
“Tenho muito a agradecer. Aliás, quando me perguntam como me sinto, digo que sou grata. Vejo a mão boa, graciosa, gentil e providencial de Deus em cada vicissitude da minha vida, em cada experiência difícil, em cada desafio, seja ele qual for. Vejo a mão bondosa da providência divina operando de maneiras que jamais teriam sido possíveis se não fosse pela provação. Então, estou genuína e verdadeiramente grato", acrescentou.