Muito se discute sobre o que acontece na volta de Jesus com os que são salvos pela sua graça. Porém, há décadas os cristãos questionam: “O que acontece com as pessoas que morrem, mas nunca ouviram o Evangelho?”.
O cientista Ken Ham, contou que essa pergunta é pauta inclusive entre as crianças. Para Ken, a Bíblia não diz muito sobre o que acontecerá especificamente com eles.
Mas, citou a passagem bíblica de 2 Samuel 12:23 e explicou que a Palavra fornece uma dica por meio do comentário de Davi sobre a morte de seu filho: “Eu irei até ele, mas ele não voltará para mim”.
Em relação a ambas as faixas etárias, o cientista afirmou que devemos sempre lembrar o que Abraão disse a Deus em Gênesis 18:25: “Não fará o Juiz de toda a terra o que é justo?”.
Ken disse que a salvação do castigo pelo pecado só é possível por meio da confiança em Jesus Cristo como Senhor e Salvador.
“A Bíblia deixa claro: ‘Não há salvação em nenhum outro, porque debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos’”, declarou ele, citando Atos 4:12.
Sobre os que não ouviram
Em seu blog “Answers in Genesis” (“Respostas em Gênesis”), Ken escreveu que a Bíblia ensina que Deus tornou evidente a todos que Ele é o Criador, em Romanos 1:19-20:
“Pois o que se pode saber sobre Deus é manifesto para eles, porque Deus lhes manifestou. Pois seus atributos invisíveis, a saber, seu poder eterno e sua natureza divina, foram claramente percebidos, desde a criação do mundo, nas coisas que foram feitas. Portanto, não têm desculpa”.
Ele informou que todos os humanos têm consciência e sabem que Deus existe.
O apologista cristão falou sobre a forma como Deus revela a verdade aos que a buscam usando o exemplo da rainha de Sabá, em 1 Reis 10:1: “E, ouvindo a rainha de Sabá a fama de Salomão acerca do nome do Senhor, veio prová-lo com perguntas difíceis”.
Jesus se referiu à rainha de Sabá como um exemplo de alguém que era pagão, mas reconheceu a verdade de Deus, assim como os líderes religiosos que também ouviram a verdade, porém a rejeitaram.
Ken ressaltou que não há desculpas para nenhum ser humano.
“Se eles querem luz, Deus lhes dará luz. Essa é a soberania de Deus”, disse ele.
No entanto, Ken relembrou que é responsabilidade dos cristãos assumirem o papel de propagadores do Evangelho de Cristo a toda criatura, assim como descrito em Romanos 10:14-15.
“Devemos sempre fazer tudo o que pudermos para obedecer à grande comissão dada em Mateus 28”, declarou ele.
“Ao sair para cumprir a Grande Comissão, eu o encorajo a se equipar com recursos para que possa responder às perguntas céticas de nossos dias e ter algo que possa dar aos outros depois de uma ótima conversa”, concluiu o cientista.