“O segredo do sucesso é cumprir a missão que Deus deu”, diz pastor

O pastor Joel Engel explica que o conceito de sucesso, segundo a Bíblia, é diferente do mundo.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Sexta-feira, 19 Maio de 2023 as 2:56

(Foto: Pablo Heimplatz/Unsplash)
(Foto: Pablo Heimplatz/Unsplash)

Quantas pessoas alcançam sucesso sem ser bem-sucedidas? O pastor Joel Engel fez essa reflexão ao ministrar sobre o “segredo do sucesso” na terça-feira (16).

“Por exemplo, a pessoa pode ser um sucesso nos negócios, mas não na vida física, porque morreu muito doente”, disse Engel, reforçando que “ser bem-sucedido é cumprir a missão que Deus deu.”

Um dos pontos do verdadeiro sucesso é deixar um legado através de pessoas. “Se eu conseguir partir e deixar para trás pessoas melhores do que eu, eu não só apenas terei tido sucesso, mas terei estabelecido sucessores”, disse o pastor.

A exemplo disso, Engel cita Moisés, que iniciou sua jornada com algumas dificuldades, mas deixou Josué, um sucessor que entrou na Terra Prometida.

Prisão no passado

Moisés era filho de hebreus, mas foi criado no Egito pela filha de Faraó. Ao defender um hebreu que estava sendo espancado, ele acabou matando o agressor egípcio e isso mudou seu rumo. “Moisés passou 40 anos fugindo, porque ele teve uma experiência negativa no Egito”, disse Engel.

Quando Faraó soube o que Moisés havia feito, procurou matá-lo. Por isso, Moisés fugiu em direção ao deserto do Sinai, e se estabeleceu em Midiã, onde se casou e teve dois filhos: Gérson e Eliézer.

O pastor Engel acredita que o significado do nome dos filhos de Moisés tem muito a mostrar sobre a condição de seu coração naquele tempo. Segundo a Bíblia, Gérson significa “sou imigrante em terra estrangeira" e Eliézer significa “O Deus de meu pai livrou-me da espada do Faraó".

“Moisés foi uma pessoa que ficou presa no passado de perseguição. A prisão dentro de si mesmo é a pior das prisões”, opinou Engel. “A experiência traumatizante de Moisés o congelou.”

Libertando-se do passado

Joel Engel diz que a maioria das pessoas lidam com problemas emocionais pela falta de paternidade. “Moisés teve mãe (filha de Faraó), mas provavelmente não teve pai. Sua fraqueza era no coração. Ele enfrentava um Exército, mas não enfrentava uma rejeição.”

Falando sobre a importância de uma paternidade alinhada com Deus, o pastor afirmou que cada criança, em média, recebe 9 repreensões e 1 elogio, por isso sua autoestima é deformada.

“A palavra vinda de um pai é uma sentença”, disse.

Autoimagem distorcida

Outro ponto que impede uma vida bem-sucedida é ter uma “péssima imagem de si mesmo”, lembra Engel. 

“99% das dificuldades, medos e traumas que as pessoas enfrentam vieram através de uma palavra. Se alguém disse palavras ruins para você, você criou uma autoimagem”, disse.

“As palavras têm o poder de construir e gerar realidade. Ou seja, o que você fala se torna real. Então não fique falando de coisas que aconteceram no passado. Essa dor do passado deve ficar para trás”, incentiva o pastor.

E destaca: “Você não foi condenado a viver no passado. O passado passou. Vamos construir hoje o presente.”

Outro inimigo do sucesso é o medo e a culpa. “As pessoas que foram machucadas têm medo de agir. Tudo o que elas fazem é para evitar o sofrimento”, avalia. “Você só é curado quando aceita ser o que Deus te criou para ser.”

O pastor esclarece ainda que a auto aceitação deve em relação às características e chamado de Deus, mas deve ser acompanhada pelo arrependimento pelos erros do passado.

“A cura vem quando Deus começa a falar com Moisés e traz à realidade o que ele não sabia dele mesmo”, disse. “Deus sabe do seu passado e das suas fraquezas, e assim mesmo Ele te escolheu.”

E finaliza: “Quando você encontra o propósito pelo qual você existe, você promove felicidade para os outros. Se você não está gerando felicidade, você é infeliz. A sua vida só vai valer a pena se você ativar vidas.”

Veja a pregação completa:

 

veja também