O pastor Philip Mantofa, um dos principais líderes cristãos na Ásia, deixou uma mensagem clara no The Send Brasil: seguir Jesus exige ousadia, obediência e disposição para perder tudo por causa do Reino.
“Ousadia não é um sentimento. É uma decisão de obedecer a Deus, não importa como você se sinta”, disse o líder da GMS Church, uma das igrejas que mais crescem na Indonésia, com cerca de 100.000 membros em todo o país.
Ao falar sobre ousadia, o pastor fez questão de confrontar uma ideia comum entre cristãos: a de que ser ousado significa não ter medo. “Você só conhece a ousadia quando precisa dela.”
Mantofa nasceu em Surabaya, na Indonésia, mas na juventude deixou sua cidade natal para estudar no exterior. Dois anos depois de receber sua graduação em teologia do Canadá, em 1998, ele decidiu retornar à sua terra natal para pregar o Evangelho — a Indonésia é o país com mais muçulmanos no mundo.
“Eu tinha medo de perder a Indonésia eternamente”, confessou.
“Me dê a Indonésia ou eu morro”
O pastor relatou uma oração que mudou seu destino: “Eu clamei a Deus: ‘Senhor, eu não tenho escolha. Me dê a Indonésia ou eu morro. Me dê Surabaya ou eu morro.’”
Em seguida, desafiou a igreja brasileira: “Clame por uma cidade. Clame por um país. Diga: ‘Me dê o Brasil ou eu morro’.”
O pastor então explicou que “se a missão de Jesus não é digna de se morrer, então ela não é digna de se viver.”
Segundo ele, ninguém deveria ir a lugar algum sem esse nível de convicção. “O lugar para onde Deus te envia pode ser o teu túmulo”, alertou.
Por isso, o pastor finalizou sua mensagem clamando por um “manto de ousadia” sobre os cristãos do Brasil. “Ousadia é espiritual”, afirmou.
Assista a transmissão do The Send Brasil 2026 na íntegra: