Pastor fala sobre sonhos de acordo com a Bíblia: “Esteja atento aos sinais de Deus”

O pastor Joel Engel ensina que Deus usa os sonhos para trazer discernimento a seus filhos.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Quinta-feira, 20 Abril de 2023 as 3:52

(Foto: Pixabay)
(Foto: Pixabay)

Desde os tempos bíblicos, os sonhos têm despertado a curiosidade de sábios, astrólogos e pessoas de diversas áreas de conhecimento. Mas, de acordo com o pastor Joel Engel, Deus usa os sonhos para trazer discernimento a seus filhos.

“Deus falou com Moisés face a face, mas para os demais profetas Ele deu sonhos”, disse Engel em culto na terça-feira (18).

“A Bíblia diz que quando viesse o Espírito Santo, haveria sonhos e visões. Portanto, Deus fala a seus filhos através de sonhos.”

O pastor afirma que quando Deus quer mover algo, Ele olha para a terra em busca de alguém para realizá-lo. “Deus não se manifesta de forma corporal, então ele precisa de um corpo. Tudo o que Deus quer fazer na terra, Ele projeta em vasos. Você é um vaso”, explica.

Por isso, ele ressalta: “Você não está vivendo o seu sonho, mas um sonho que é de Deus.” E observa: “Todo sonho que é de Deus geralmente é o último sonho da noite.”

José e os sonhos

Quando se fala de sonhos, um dos grandes exemplos bíblicos é a história de José. Quando era adolescente, os sonhos de José apontaram que ele governaria sobre sua família. Anos depois, ele foi usado por Deus de outra forma — interpretando os sonhos do Faraó do Egito.

“Você está dentro do sonho ou fora? Você está assistindo ou participando? Se você está assistindo o seu sonho, você não tem poder sobre ele. Se você está dentro do sonho, você tem poder sobre ele”, afirma Engel.

Depois de ouvir o Faraó relatando seus sonhos, José explicou seus significados: o Egito teria sete anos de muita comida, seguidos por sete anos de fome. 

“Você já sonhou duas vezes a mesma coisa? Ou está há muitos anos sonhando com algo? Pode ser que esse sonho que vai se repetindo em sua cabeça seja de Deus. E quando se repete, é porque Deus tem pressa”, avalia Engel.

Após interpretar os sonhos, José orientou o Faraó a armazenar alimento extra durante os anos bons, de forma a trazer prosperidade para o Egito. Por isso, Engel faz uma reflexão: 

“Você nunca realiza seu sonho sozinho. Deus levantou José para ajudar Faraó a realizar seu sonho”, disse. “O homem mais poderoso do mundo não podia realizar seu sonho, porque Deus coloca essa chave na mão de seus servos.”

Declare palavras de fé

Outro ponto destacado pelo pastor é a forma como verbalizamos os nossos sonhos. “Deus pensou em tudo o que Ele criou no universo. Mas tudo veio à existência quando Ele declarou”, disse.

“Se você sonha com algo, declare. Não verbalize o que você não quer que se materialize. Conforme você pensa, assim você é”, reforçou.

O pastor apontou ainda a importância de estar com o coração alinhado com Deus. “O que faz o sonho se realizar é a frequência — você tem que falar, mas deve haver mais de uma voz falando. Ou seja, é preciso haver concordância com os céus”.

Veja a pregação completa:

 

veja também