Pastor orienta como reagir a lutas espirituais: “Não enfrente a batalha sozinho”

Em mensagem baseada no livro de Ester, Joel Engel destacou a importância da oração, da cobertura espiritual e do posicionamento diante de decretos contrários.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Sexta-feira, 20 Fevereiro de 2026 as 5:54

(Foto ilustrativa: Pexels/Mikhail Nilov)
(Foto ilustrativa: Pexels/Mikhail Nilov)

O pastor Joel Engel aplicou a mensagem do livro de Ester como um “mapa” para quem está enfrentando lutas e “decretos” que tentam paralisar a vida.

Nesta terça-feira (17), ele lembrou que estamos no mês de Adar, segundo o calendário bíblico judaico.

Adar é conhecido principalmente por ser o mês da festa de Purim, que celebra a história do livro de Ester — quando o povo judeu foi salvo de um decreto de morte no Império Persa. Por causa disso, na tradição judaica, Adar é considerado o mês da alegria.

“Este é o mês da alegria, é o mês da celebração, da reversão”, afirmou o pastor.

Com base na história de Ester, ele aplicou alguns ensinos práticos:

Não encare batalhas sozinho

Engel ensina que guerras espirituais não devem ser enfrentadas em isolamento. 

“Não entre numa batalha espiritual sem seu líder espiritual”, aconselha. “É importante ter uma cobertura de oração, ter um povo orando por você”. 

Joel Engel também incentivou os cristãos a reagirem com fé diante de “decretos” contrários — como diagnósticos, prazos e ameaças.

“Se você está enfrentando hoje uma oposição, se você está tendo hoje um decreto contra a sua vida, esse é o mês para mudar isso.”

“Escreva e apresente a Deus todos os seus pedidos nesses dias”, orientou. “Tenha certeza que vai acontecer essa bênção chegar na tua vida.”

Posicione-se em jejum e oração

Engel disse que há momentos em que Deus nos conduz a um “dia marcado”, que exige consagração. “O dia em que Ester entrou em jejum foi o dia que Deus marcou para ela ser abençoada”, declarou. 

O pastor também disse que, quando Deus age, o cenário pode se inverter: “Deus reverte e transforma dia de luto em alegria, dia de tristeza em festa”.

Por fim, Engel lembrou que o mês de Adar deve ser vivido de forma ativa: não apenas “esperar”, mas manter uma rotina de oração e apresentar pedidos a Deus.

“Continue consagrando sua vida e sua casa em oração nestes dias”, afirmou. “Esse é o mês que Deus pode reverter decretos”.

Veja a pregação completa:

veja também