“Quando você está no propósito de Deus, sua maior prova se torna uma porta”, diz pastor

Em pregação, Joel Engel afirma que provas fazem parte do propósito e que Deus libera provisão e estratégia para quem continua avançando.

fonte: Guiame, Luana Novaes

Atualizado: Sexta-feira, 6 Fevereiro de 2026 as 5:04

(Foto ilustrativa: Unsplash/bilel ZAGHDOUDI)
(Foto ilustrativa: Unsplash/bilel ZAGHDOUDI)

Ao ministrar sobre propósito e provisão, o pastor Joel Engel lembrou que existe um chamado de Deus dentro de cada pessoa, mas muitos são paralisados por vozes de desânimo. 

“Nós estamos aqui por um propósito. Mas a gente está amarrado por muitas vozes que dizem: ‘você não presta, você não faz, você não é nada’”, afirmou em culto na terça-feira (3).

O pastor ensinou que o crescimento quase sempre vêm acompanhado de grandes desafios. “Deus falou comigo: ‘Você vai passar por provas, desafios, e continuará crescendo. Mas em cada desafio que você vencer, Satanás virá tentar você parar ali’.”

E completou: “Mas se você não aceitar as propostas de Satanás, você vai continuar avançando.”

“O buraco pode ser a porta”

Citando o exemplo bíblico de José, que foi jogado num buraco por seus irmãos e acabou se tornando governante do Egito, o pastor disse:

“Cada vez que você vencer algo e crescer de nível, você vai passar pela pior provação. José foi jogado num buraco… Você sabia que o buraco pode ser a porta?”

“Quando você está no propósito de Deus, a tua maior prova se transforma numa porta”, destacou. 

Engel destacou também que o princípio do sacrifício e da entrega não começou com o homem, mas com o próprio Deus.

“O primeiro que fez isso foi Deus, que ofertou pelos seus sonhos. Deus deu o seu filho Jesus como oferta, porque o sonho de Deus era ter todas as pessoas de volta para Ele.”

Parnassá: a provisão que vem de Deus

Joel Engel explicou que, na Bíblia, a provisão não é só salário ou dinheiro — é parnassá. 

De origem hebraica, parnassá se refere à provisão que vem de Deus acompanhada de direção, habilidade e estratégia. 

Para explicar melhor, ele usou a história bíblica de Jacó e Labão. Mesmo que Jacó tenha sido explorado, a resposta de Deus foi uma capacitação sobrenatural:

“O anjo disse: ‘O teu sogro já mudou várias vezes seu salário. Ou seja, não dependa de homens, mas vou te dar uma estratégia’.”

O pastor ensina que a habilidade de produzir riquezas não é apenas técnica ou intelectual, mas espiritual.

“É uma habilidade que Deus dá. Um só pensamento dado pelo Senhor, e a pessoa tem capacidade de produzir riqueza do nada.”

Para o pastor, parnassá se manifesta quando Deus libera ideias, estratégias e criatividade que mudam completamente a realidade de uma pessoa.

“Deus pode te dar uma habilidade ou uma ideia que muda tudo”, disse. “Você tem que usar sua mente. A sua mente é a fábrica de sonhos. E a boca produz o material.”

Por fim, Engel convida todos a uma reflexão: “Qual é o sonho que Deus me deu? Qual é o sonho que você está disposto a investir tempo e dedicar para aquilo acontecer? Jacó começou do zero, do nada. Mas ele tinha uma promessa e acreditou nela.”

Veja a pregação completa:

veja também