Rick Warren defende que mulheres sejam pastoras na Convenção Batista

No sábado (10), o pastor publicou uma carta aberta pedindo perdão às mulheres pelo tempo em que não acreditou na liderança feminina na igreja.

fonte: Guiame, com informações do The Christian Post

Atualizado: Quarta-feira, 14 Junho de 2023 as 11:53

Rick Warren discursou durante a Convenção Batista do Sul. (Foto: Baptist Press/Sonya Singh).
Rick Warren discursou durante a Convenção Batista do Sul. (Foto: Baptist Press/Sonya Singh).

O autor e pastor Rick Warren defendeu que mulheres sejam pastoras durante a Convenção Batista do Sul (SBC) em Nova Orleans, nos Estados Unidos, na terça-feira (13).

Discursando para mais de 12.700 pessoas reunidas no evento anual, Warren defendeu que o pastorado feminino em sua igreja, a Saddleback Church, não é motivo para excluí-la da Convenção.

O pastor apelou da decisão da SBC de cortar laços com a Saddleback por ter uma mulher atuando como pastora.

“Por 178 anos, a SBC tem tido pelo menos uma dúzia de tipos diferentes de batistas, se você acha que todo batista pensa como você, você está enganado”, introduziu ele.

Rick argumentou que os batistas do sul discordaram de diversas doutrinas, ao longo de sua história. “Por que essa questão deveria cancelar nossa irmandade?”, questionou o líder.

E defendeu: “Devemos remover igrejas por todos os tipos de pecados sexuais, pecados raciais, pecados financeiros, pecados de liderança, pecados que prejudicam o testemunho de nossa convenção. Mas as 1.129 igrejas com mulheres na equipe pastoral não pecaram”.

Para Warren, é impossível que todos os membros e líderes dos Batistas do Sul concordem totalmente nas questões doutrinárias.

“Se as divergências doutrinárias entre os batistas forem consideradas pecado, todos nós seremos expulsos. Você nunca conseguirá que 100% dos batistas concordem 100% em 100% de todas as doutrinas”, ponderou.

Igreja de Rick Warren fora da Convenção Batista


Al Mohler discursou durante a Convenção Batista do Sul. (Foto: Baptist Press/Sonya Singh).

Em resposta a fala de Rick Warren, Al Mohler, presidente do Seminário Teológico Batista do Sul, alertou que a discussão sobre a ordenação de mulheres provoca divisão na denominação e que, por isso, a proibição de pastoras foi incluída na Declaração de Fé e Mensagem da SBC.

“Não é apenas uma questão de política da igreja, não é apenas uma questão de hermenêutica. É uma questão de compromisso bíblico, um compromisso com as Escrituras que inequivocamente acreditamos limitar o ofício de pastor aos homens”, afirmou Mohler.

Ele ainda declarou que a exclusão da Saddleback Church acontece porque a igreja não está em concordância com a Convenção.

“O próprio Dr. Warren fez repetidas declarações e a igreja tomou repetidas ações que deixam muito claro que rejeita o entendimento confessional da Convenção Batista do Sul sobre esse assunto. Esta não é uma questão de mal-entendido”, enfatizou Mohler.

Carta de desculpa às mulheres

A Saddleback Church foi fundada por Rick Warren em 1980 e se expandiu para 14 áreas da Califórnia. Em 2021, três mulheres foram consagradas ao pastorado na igreja.

Nos últimos meses, o pastor tem falado abertamente sobre como sua opinião sobre o papel da mulher na igreja mudou com o tempo. Warren chegou a ser criticado por líderes mais conservadores dos Batistas do Sul.

No sábado (10), Rick publicou uma carta aberta no Twitter, pedindo perdão às mulheres pelo tempo em que ele não acreditava na liderança feminina.

Leia a carta na íntegra:

Meu maior arrependimento em 53 anos de ministério é não ter feito minha própria exegese pessoal antes das 4 passagens usadas para restringir as mulheres. Que vergonha. Desperdicei aqueles 4 anos de grego na faculdade e no seminário. Quando finalmente fiz minha "devida diligência" adequada, deixando de lado 50 anos de preconceito, fiquei chocado, decepcionado e envergonhado.  Muitas regras hermenêuticas estavam sendo violadas, incluindo: Nunca construa uma doutrina sobre uma única palavra que é usada apenas uma vez nas escrituras! Não há nada para comparar (correlação) Faça seu próprio estudo de authentein no grego antigo e você também ficará chocado.

Acho que talvez fosse porque eu não QUERIA saber de nada que pudesse desafiar a visão em que QUERIA acreditar por 50 anos. Mas, eventualmente, a integridade exigiu que eu lesse mais de 70 comentários de estudiosos INERRANTISTAS que destruíram minha interpretação confortável, tradicional e baseada na cultura. Nenhum seminário me disse que esses comentários existiam e as livrarias batistas se recusaram a vendê-los. (Minha mãe administrava uma Livraria Batista.) Então aceitei a interpretação que era mais confortável para mim como um homem com minha formação. Então, ler mais de 100 livros sobre a igreja primitiva e a história da Grande Comissão (para FTT) exigiu meu arrependimento. Essa jornada foi dolorosa e humilhante.

Não espero vencer em Nova Orleans e certamente não espero mudar a opinião de nenhum fundamentalista furioso. Eles são responsáveis ​​perante Deus, não perante mim. Estou fazendo isso como um ato de obediência ao Espírito Santo. Mas eu quero fazer isso: PEÇO DESCULPAS PUBLICAMENTE a todas as boas mulheres em minha vida, igreja e ministério pelas quais deixei de falar em meus anos de ignorância. O que me entristece é que as impedi de obedecer ao mandamento da Grande Comissão (E Atos 2:17-18) de que TODOS devem ENSINAR na igreja. Eu as impedi de usar os dons espirituais e as habilidades de liderança que o Espírito Santo havia colocado soberanamente nelas. Isso parte meu coração agora, e estou verdadeiramente arrependido e arrependido de meu pecado. Eu gostaria de poder fazer tudo de novo. Mulheres cristãs, por favor, me perdoem?

Independente dos ataques e do resultado da votação, quero a consciência tranquila perante meu Mestre... que me arrependi, e que este pecador fez o que ele me pediu. Com isso estou completamente contente em deixá-lo ser o juiz e avaliador da minha vida e ministério. Devemos viver para uma Audiência de Um.

veja também