Rumo ao Super Bowl, técnicos afirmam que fé em Deus guia time: “Ele é a nossa identidade”

Às vésperas do Super Bowl LX, treinadores do time de futebol americano Seattle Seahawks falaram sobre Jesus e a influência da fé na liderança do time.

fonte: Guiame, com informações de Sports Spectrum

Atualizado: Quarta-feira, 4 Fevereiro de 2026 as 5:14

Seattle Seahawks em agosto de 2014. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/MIKEMORRIS de Sedro Woolley, EUA)
Seattle Seahawks em agosto de 2014. (Foto: Reprodução/Wikimedia Commons/MIKEMORRIS de Sedro Woolley, EUA)

Às vésperas do Super Bowl LX, a final do campeonato de futebol americano da National Football League (NFL), integrantes da comissão técnica do time Seattle Seahawks chamaram atenção não apenas pelo desempenho esportivo, mas também pelas declarações públicas de fé.

Em uma coletiva de imprensa, o treinador principal da equipe, Mike Macdonald, afirmou que tem encontrado força e direção em Deus durante sua trajetória no esporte. 

“Minha fé cresceu muito nos últimos dois anos. É nisso que me apoio. É daí que vem a minha força”, declarou ele. 

Ele também disse estar grato por ajudar a levar o time ao Super Bowl LX: “Deus me colocou em uma posição para liderar essas pessoas”.

Mike destacou ainda que deseja continuar crescendo espiritualmente e encoraja seus jogadores a seguirem seu exemplo. 

“A fé é a luz que me guia todos os dias, então é algo que eu espero continuar a desenvolver, e espero que nossos jogadores continuem a buscá-la — a buscar a sua fé e a crescer nela. É realmente especial, e temos muitos caras que são exemplos para mim também”, afirmou ele.

‘Nossa identidade está em Cristo’

O coordenador ofensivo Klint Kubiak também falou abertamente sobre sua caminhada com Cristo. Segundo ele, entender que sua identidade não está na profissão, mas em Jesus, lhe trouxe alívio e segurança. 

“Sua identidade não está no seu trabalho; nossa identidade está em Cristo”, disse Klint ao Sports Spectrum. 

E continuou: “Quando aprendi isso e passei a dedicar mais tempo à Palavra, com a ajuda de todos os mentores que tive no meu trabalho como treinador, que me incentivaram a estudar a Bíblia e a lê-la diariamente, senti um grande alívio ao saber que sou um filho de Deus”.

Durante a temporada, Klint impactou a equipe ao presentear todos os jogadores e membros da comissão técnica com Bíblias no Natal. 

“Isso é o mais importante. Todo ano você tenta encontrar presentes de Natal para eles para mostrar que os ama, e que presente melhor do que esse?”, destacou ele.

O treinador assistente Leslie Frazier, veterano da NFL, afirmou que a atitude impactou profundamente os atletas:

“Isso é tão único e tão raro. Significou muito para todos aqui, só o fato de ele ter feito isso. O objetivo dele era que todos pudessem descobrir o que significa ter um relacionamento com Jesus Cristo. Este é o ponto de partida: ter uma Bíblia. Ninguém deveria sair deste prédio sem a Palavra de Deus”.

‘Jesus é o fundamento’

Leslie, que se converteu ainda na faculdade, destacou a importância do apoio espiritual na NFL. Como os jogos costumam acontecer aos domingos, a equipe conta com momentos de culto, estudos bíblicos e apoio do capelão do time. 

“Nosso capelão, Jonathan Rainey, tem feito um trabalho fantástico ao unir nossos treinadores e jogadores”, disse ele. 

E continuou: “Para nós, esse é um momento especial, porque não temos a oportunidade de ir à igreja no domingo. Estamos jogando, então acabamos perdendo isso”.

“Mas essa conexão? Para mim, é isso que torna nosso time tão especial. Existe um vínculo que vai além de sermos apenas companheiros de equipe, porque há um amor baseado na nossa fé. Temos muitos caras e treinadores que amam o Senhor, então você está sempre torcendo pelos seus irmãos porque eles se amam”, acrescentou.

Por fim, Leslie encorajou: “Você precisa de alguém para te discipular e te ajudar a crescer na fé, porque a vida pode ser desafiadora, e você precisa saber a quem recorrer quando as coisas ficam difíceis. Para mim, essa pessoa tem sido Jesus Cristo”.

Em meio à preparação para o Super Bowl LX, 60ª edição do Super Bowl que decidirá o campeão da temporada 2025, os treinadores reforçam que, acima do esporte, Jesus é fundamental para liderar, enfrentar desafios e fortalecer relacionamentos dentro e fora de campo.

A grande partida está marcada para o dia 8 de fevereiro de 2026, no Levi’s Stadium, em Santa Clara, Califórnia (EUA), e será transmitida em vários países. 

veja também