Três anos depois de sofrer uma parada cardíaca em campo, o jogador da NFL Damar Hamlin foi batizado e afirmou ter se reconciliado com Deus.
O atleta do Buffalo Bills compartilhou publicamente sua fé no dia 9 de janeiro, em Buffalo, cercado por familiares, companheiros de equipe e líderes espirituais.
Damar foi batizado pelo capelão do time, Len Vanden Bos, ao lado do companheiro de equipe Christian Benford. Segundo ele, a decisão vinha sendo amadurecida há mais de um ano.
Ver essa foto no Instagram
“Era importante que fosse o momento certo. Eu queria que minha família pudesse vir a Buffalo para estar presente. Não quero dizer que sou uma pessoa completamente diferente, mas meu senso de direção, propósito e alinhamento com quem eu sinto que devo ser estão perfeitos. Isso me traz paz”, disse ele ao Sports Spectrum.
Propósito de Deus
O nome do atleta ficou conhecido mundialmente após ele sofrer uma parada cardíaca em 2 de janeiro de 2023, durante uma partida do “Monday Night Football” contra o Cincinnati Bengals.
O jogo foi interrompido enquanto uma equipe médica tentava reanimá-lo em campo. A cena gerou uma onda de oração que foi além do público esportivo.
Ao relembrar o episódio, Damar afirmou que consegue ver como Deus o estava moldando para suportar aquela experiência e usá-la para apontar as pessoas para Ele.
“Minha fé sempre foi muito forte. Sempre tive uma conexão interna com o Senhor. Sinto que cada experiência que vivi, tudo o que passei quando criança, foram momentos que me prepararam para as bênçãos que Deus me daria”, declarou ele.
E continuou: "Sinto que, em todo o trabalho que eu estava fazendo, Deus realmente me escolheu a dedo e disse: 'Eu vou te escolher para isso'".
O jogador acredita que sua história se tornou um testemunho público maior do que o futebol, levando muitas pessoas a se voltarem para Deus.
“Conheço pessoas que nunca foram crentes — nunca mesmo — que se ajoelharam, falaram com Deus e encontraram o Senhor ao cuidarem de mim. É uma posição abençoada”, disse ele.
‘Deus me escolheu’
Após quase duas semanas internado, ele lidou com dúvidas sobre a possibilidade de voltar a jogar profissionalmente.
Damar explicou como superou esse período difícil: “Ter essa perspectiva, saber que Deus me escolheu para um propósito maior — até mesmo além do jogo — realmente me faz sentir como um escolhido”.
Criado em um lar cristão, o jogador contou que essa experiência fortaleceu seu relacionamento com Deus. Recentemente, a amizade com Christian e Len o ajudou a se aprofundar ainda mais em sua jornada de fé.
“O Len tem me incentivado e me ajudado a crescer na minha fé. Nos reunimos uma vez por semana e continuamos a evoluir juntos”, disse Damar.
Ele retornou aos campos e disputou cinco partidas na temporada de 2023. Em 2024, foi titular em 14 jogos. Já em 2025, atuou em cinco partidas, período que descreveu como o mais feliz e espiritualmente focado de sua vida.
“Esse processo me ensinou muito sobre mim mesmo. Não tive a temporada que queria, mas tive a temporada que precisava. Diminuí o ritmo. Me reconciliei com Deus. Precisei ouvir. Precisei me acalmar e ouvir. O isolamento longe do time me deu tempo”, relatou Damar.
“Acredito sinceramente que esse período que perdi nesta temporada prolongará minha carreira pelo tempo que eu quiser jogar. E isso acabou me levando ao batismo. Era exatamente o que eu precisava, então não me arrependo”, concluiu.