Arquitetas criam 1º espaço cristão na CASACOR: “Muitos sentiram a presença de Deus”

A exposição de arquitetura foi baseada no livro de Gênesis e fala sobre o processo do corpo sendo moldado como barro.

fonte: Guiame

Atualizado: Quinta-feira, 27 Julho de 2023 as 1:57

O projeto “Ateliê da Ceramista - Pó e Glória” na CASACOR SP. (Foto: Divulgação/Renato Navarro)
O projeto “Ateliê da Ceramista - Pó e Glória” na CASACOR SP. (Foto: Divulgação/Renato Navarro)

A arquiteta Bruna Moretti e sua mãe, Flavia Burin, usaram suas habilidades e profissões a serviço de Cristo. Com isso, elas têm acompanhado o impacto que o Evangelho está causando em muitas vidas.

Flavia e Bruna, do escritório de arquitetura e interiores Studio HA, criaram um ateliê inspirado na criação da humanidade. 

O projeto “Ateliê da Ceramista - Pó e Glória” é um dos ambientes da CASACOR São Paulo 2023, que acontece entre os dias 30 de maio e 6 de agosto, no Conjunto Nacional. 


Imagem interna da exposição de arquitetura. (Foto: Divulgação/Renato Navarro)

O tema do evento este ano é “Corpo & Morada”, então, as arquitetas se basearam no trecho bíblico do livro de Gênesis 2:7, que diz: "Então o Senhor Deus modelou o ser humano do pó da terra, feito argila, e soprou em suas narinas o fôlego de vida, e o homem se tornou um ser vivente". 

Mãe e filha relacionaram a ideia de corpo com o pó do barro, que dá vida à cerâmica, e morada com a alma e espírito, que habita no lugar do barro. 

Para representar o corpo e a alma, as profissionais exemplificaram suas intenções com a frase: "Somos uma mistura única de pó e glória". 

As obras de arte complementam a decoração cheia de significados e representação da narrativa bíblica.

"Temos telas de Carlos Araújo, que foi escolhido por sua técnica em veladura, retratando vários momentos da narrativa bíblica", relatou Bruna. 


As cores escolhidas pela autora relembram a inspiração do barro. (Foto: Divulgação/Renato Navarro)

O impacto do projeto 

Segundo Bruna, elas projetaram o primeiro espaço cristão da CASACOR São Paulo, que é a maior mostra de arquitetura e interiores da América Latina. 

“Arquitetura com propósito. O Reino está se expandindo através da arquitetura e as pessoas estão sendo tocadas”, escreveu Bruna em um vídeo publicado em seu perfil no Instagram, onde ela aparece orando por uma visitante na exposição.

Falando ao Guiame, ela explicou que a CASACOR São Paulo conta com mais de 75 espaços desenhados por arquitetos diferentes, trazendo inovação e design. Muitos desses espaços possuem também figuras místicas, imagens, altares a outros deuses, e elementos de consagrações, mas nunca houve um espaço dedicado a Jesus.

“Fazer um projeto que glorifique a Deus nesse local foi um processo intenso espiritualmente falando, houve muitos desafios e resistência no desenvolvimento do projeto e na vida pessoal”, afirmou Bruna.

E continuou: “Eu costumava ir à obra toda semana para ungir e declarar sobre o local, deixava louvores tocando e ficava orando para que as pessoas sentissem a presença de Deus ao passarem lá. E para honra e glória do nome de Jesus, estamos recebendo inúmeros testemunhos de pessoas sentindo fisicamente a presença de Deus ao passar pelo espaço e muitas pessoas da área que foram impulsionadas a propagar sua fé”.

No Instagram, muitos internautas compartilharam suas experiências enquanto visitavam a exposição:

“Que experiência linda vivi nesta casa cor. Eu li o recado do céu, ali na hora. O reino está avançando, glória a Deus pela vida de vocês”, comentou uma internauta.

“Surreal o que vocês fizeram nesse lugar. A glória de Deus é real, eu me segurei pra não chorar. Nunca vi algo dessa forma em todos os anos visitando a mostra”, compartilhou outra internauta.

“Cheguei na mostra e passei por vários ambientes tão simbólicos para outras culturas e representações. Meu espírito clamou ao Senhor: ‘Por que não existe um ambiente cristão em mostras de arquitetura, Pai? Como eu não percebi isso antes? Eu quero um ambiente cristão aqui Senhor’. Eis que continuo a visita e me deparo com esse lugar. Não teve como segurar a emoção. Foi tão lindo. Agradeci ao Senhor pela vida de vocês. Precisamos disseminar o que carregamos em qualquer lugar que estivermos. Obrigada por nos inspirar a fazer isso na prática. Glória a Deus”, testemunhou outro perfil.


Muitos foram tocados através dos detalhes bíblicos na exposição. (Foto: Divulgação/Renato Navarro)

Flavia e Bruna estão em seu segundo ano consecutivo na CASACOR São Paulo, com muita expectativa para a mostra de 2023. 

"Queremos tocar o coração das pessoas que passarem pelo nosso espaço, trazer leveza e aconchego", disse Flávia. 

"Temos expectativa de que as pessoas se questionem sobre como é o ambiente delas em casa e no trabalho e pensem que podem ser leves e com propósito", concluiu Bruna.

veja também