
Um atirador abriu fogo durante um culto em uma igreja na cidade de Grand Blanc Township, nos Estados Unidos, na manhã de domingo (28).
Segundo a polícia local, um homem de 40 anos dirigiu sua caminhonete contra o prédio da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias e entrou pela porta da frente atirando contra os fiéis, no estado de Michigan.
O chefe de polícia de Grand Blanc Township, William Renye, relatou que os membros correram para proteger as crianças e levá-las para um local seguro.
O criminoso, identificado como Thomas Jacob Sanford, ainda provocou um incêndio, que se espalhou rapidamente por todo o templo.
Um membro chamado Brian contou que ajudou algumas idosas a entrarem em seu carro para fugir do ataque e o atirador disparou contra o veículo.
"Estávamos tentando reunir o máximo de pessoas que podíamos. Eu vi o atirador sair do prédio e, nesse ponto, comecei a tentar ir embora”, disse ele, em entrevista ao WXYZ.
Pelo menos quatro pessoas foram mortas e outras oito ficaram feridas. Ainda há muitas desaparecidas, conforme a CNN.
Os policiais chegaram rapidamente, enquanto o atirador fugia do local. Ele foi perseguido e morto pela polícia.
O incêndio na igreja provocou enormes nuvens de fumaça preta no céu e os bombeiros foram chamados para controlar as chamas. A perda do prédio foi total.
“Algumas vítimas estavam perto do fogo e não conseguiram sair da igreja", afirmou o chefe de polícia.
Ver essa foto no Instagram
Os socorristas que atendiam as vítimas no local receberam ajuda de enfermeiras que estavam fazendo greve no Hospital Henry Ford Genesys. Assim que elas souberam do ataque, elas correram para a igreja.
"É devastador saber que perdi amigos", lamentou Paula, que congrega na igreja há 38 anos.
Ataque aos cristãos
O FBI está liderando a investigação sobre o ataque como um ato de violência direcionada e as autoridades continuam vasculhando os escombros à procura de mais vítimas.
Em um comunicado nas redes sociais, o presidente Donald Trump classificou o tiroteio como mais um ataque aos cristãos no país e pediu oração pela comunidade afetada.
"Fui informado sobre o horrendo tiroteio que ocorreu na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias em Grand Blanc, Michigan. O FBI estava imediatamente no local e liderará a investigação federal e fornecerá total apoio às autoridades estaduais e locais", escreveu ele.
“O suspeito está morto, mas ainda há muito a aprender. Este parece ser mais um ataque direcionado aos cristãos nos Estados Unidos da América. A administração Trump manterá o público informado, como sempre fazemos. Enquanto isso, ore pelas vítimas e suas famílias. Esta epidemia de violência em nosso país deve acabar imediatamente!".
A congregação da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias já estava em luto quando sofreu o ataque no culto de domingo (28).
Apenas um dia antes, o líder da denominação, Russell M. Nelson, havia morrido aos 101 anos, em sua casa.