Brasil foi o país que mais distribuiu Bíblias completas em 2024

O país também liderou os downloads digitais da Bíblia, com mais de 16 milhões, conforme um relatório das Sociedades Bíblicas Unidas.

fonte: Guiame, com informações de Sociedade Bíblica do Brasil

Atualizado: Segunda-feira, 25 Agosto de 2025 as 9:58

Imagem ilustrativa. (Foto: Sociedade Bíblica do Brasil).
Imagem ilustrativa. (Foto: Sociedade Bíblica do Brasil).

O Brasil foi o país que mais distribuiu Bíblias completas em 2024. Segundo um relatório divulgado pelas Sociedades Bíblicas Unidas (SBU), foram 4,2 milhões de exemplares da Palavra entregues.

Além disso, o Brasil também liderou os downloads digitais da Bíblia, com mais de 16 milhões. O número representa 61,7% dos downloads entre os dez países que mais acessaram a Bíblia online.

As visualizações de capítulos da Palavra no Brasil superaram 5 bilhões, ficando atrás apenas dos Estados Unidos.

A Índia foi o segundo país que mais distribuiu exemplares das Escrituras (4,2 milhões), seguido pela China (1,6 milhão), Nigéria (1,2 milhão) e Filipinas (970 mil).

As línguas mais acessadas nas plataformas digitais da Bíblia foram: espanhol, português e inglês. Os idiomas indonésio, francês, tagalo, suaíli, russo, africâner e coreano também estão entre os mais acessados.

No total, 150 milhões de Bíblias impressas foram distribuídas em todo o mundo no ano de 2024. 

No digital, 25,9 milhões de downloads da Bíblia foram feitos, houve 28,3 bilhões de visualizações de capítulos bíblicos online e 1,3 bilhão de reproduções da Bíblia em áudio.


Imagem ilustrativa. (Foto: Sociedade Bíblica do Brasil).

Marcos histórico na distribuição

Conforme o relatório da SBU, é a primeira vez que a distribuição global das Escrituras aumentou desde 2014, revertendo a queda que aconteceu durante a pandemia.

De 2015 a 2024, mais de 2,6 bilhões de Bíblias impressas foram distribuídas. O número é um marco histórico para as Sociedade Bíblicas e representa mais de um quarto da população mundial.

“As Escrituras estão sendo lidas, ouvidas, assistidas, compartilhadas e discutidas como nunca antes. Este relatório mostra um movimento global em andamento, um movimento centrado em Deus e no coração de milhões de pessoas ao redor do mundo”, comemorou o reverendo Dirk Gevers, Secretário-Geral da SBU.

“Cada Escritura distribuída — impressa ou digital — é uma oportunidade para alguém ouvir a voz de Deus. Nossa missão é continuar garantindo que ninguém esteja fora do alcance da Palavra”, acrescentou.

O poder da Palavra

Em todo mundo, muitos testemunhos sobre o poder da Palavra de Deus foram registrados através da distribuição da Bíblia.

Na Tanzânia, um projeto de leitura bíblica para refugiados, apoiado pela SBU, está oferecendo consolo e cura de traumas. Annette*, uma das refugiadas, contou como a Palavra está ajudando a lidar com sua situação difícil.

“Eu tinha medo de dormir. Mas depois de estudar a Palavra de Deus, agora durmo profundamente à noite. Meu coração está em paz”, testemunhou ela.

No Laos, uma mulher viajou 50 quilômetros de barco e depois caminhou mais 10 quilômetros para conseguir seu primeiro exemplar da Bíblia. 

“Esperei anos por esse momento. Quando finalmente a recebi, não consegui conter as lágrimas. Agora posso ler a Palavra de Deus com meus próprios olhos”, afirmou.

A SBU é formada por 156 Sociedades Bíblicas de mais de 240 países e territórios, e é responsável por mais de 70% das traduções completas da Bíblia no mundo. Sua missão é tornar a Bíblia acessível a todos, em todas as línguas e formatos.

*Nome alterado por razões de privacidade.

veja também