Cid Moreira, a voz que marcou a Bíblia em áudio, morre aos 97 anos

Com sua voz marcante, Cid Moreira foi o mais conhecido locutor da Bíblia em áudio no país.

fonte: Guiame, com informações da IstoÉ

Atualizado: Quinta-feira, 3 Outubro de 2024 as 10:08

Cid Moreira durante o lançamento da Bíblia na Nova Versão Transformadora. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)
Cid Moreira durante o lançamento da Bíblia na Nova Versão Transformadora. (Foto: Guiame/Marcos Paulo Corrêa)

O jornalista, locutor e apresentador Cid Moreira faleceu nesta quinta-feira (03) aos 97 anos, em Petrópolis (RJ), onde estava internado para tratamento de uma pneumonia.

Natural de Taubaté, São Paulo, Cid deixa sua esposa, Fátima Sampaio, e os filhos Roger e Rodrigo.

Cid Moreira sempre se destacou na narração, passando pela rádio Mayrink Veiga e pela TV Excelsior. Em 1969, conquistou um dos momentos mais importantes de sua carreira ao se tornar apresentador-âncora do Jornal Nacional, da Rede Globo, cargo que ocupou até 1996.

Com sua voz marcante, Cid se destacou também com a locução da Bíblia em áudio. Posteriormente, ele criou um canal no YouTube com uma proposta semelhante, dedicando-se a ler passagens bíblicas.

Conversão

Embora Cid tenha nascido e sido batizado em um lar católico, sua fé cristã foi se moldando e amadurecendo ao longo da vida. “Voltei a ter esse contato [com a fé] intensamente a partir de 1990”, lembrou ele, em entrevista ao Guiame.

Porém, Cid aceitou realmente a Jesus aos 72 anos, quando ele teve sua maior experiência com Deus em seu escritório, no fim de uma tarde de outubro de 2000. 

"Já estava me preparando para dormir. Saudável, com conforto material, desejado pela mulheres de todo canto do país. Enfim, famoso! Tudo que alguém pode desejar. E... Me sentindo completamente só e vazio”, afirmou ele, em postagem no Instagram de 2019.

“Um dor intensa tomou conta do meu corpo. Comecei a chorar e a falar em voz alta com Deus. Chorava de tremer! Queria um sentido para a vida. Sentia uma tremenda solidão”.

Depois de reconhecer sua necessidade de Deus, Moreira se ajoelhou e fez uma oração no tapete do escritório. “Pedi a Ele uma companheira. Pedi a Ele que, se desse tempo ainda, gostaria de fazer alguma coisa em Sua honra. Adormeci”, contou.

“Dia seguinte, recebi um convite para jogar tênis num campeonato master em Fortaleza, Ceará. Duas semanas depois conheci a Fátima lá. Um ano depois começou a gravação da Bíblia na íntegra. Nunca mais deixei de orar todas as noites. Tudo foi fluindo! Às vezes de maneira inacreditável aos olhos humanos”, acrescentou.

Ele destacou que “Deus nos ama e nos aceita integralmente” e se sentia prova disso. “Perdi amigos, dinheiro, desmanchei sociedade. Ganhei novos amigos. Nova vida! Estou aqui para contar junto com a minha menina, minha companheirinha, quase 20 anos depois, que Deus existe! Nos ouve e abre as portas do céu para gente! Precisamos crer!”, concluiu.

Anunciando Boas Notícias

Em uma entrevista exclusiva ao Guiame em 2016, Moreira contou como surgiu sua paixão por anunciar o Evangelho através de narrações da Bíblia. 

“Isso começou há uns 25 anos, quando eu dei uma entrevista a um jornal no Rio de Janeiro, dizendo que gostava de gravar mensagens cristãs. Esse jornal foi publicado no suplemento do domingo e, na segunda-feira, eu recebi um telefonema sendo convidado para gravar Salmos”, disse ele, durante o lançamento da Nova Versão Transformadora, pela Editora Mundo Cristão.

Depois de fazer parte do primeiro projeto de narração da Bíblia, seu envolvimento com as mensagens cristãs não pararam mais. “Na sequência, depois que eu fui contratado por outra gravadora, a Warner Continental, eu gravei ‘O Sermão da Montanha’”, contou.

Quando completou 25 anos apresentando o Jornal Nacional, Cid se tornou mais do que um homem de notícias — um homem a serviço de Deus. Ao todo, seus CD’s com as passagens bíblicas já venderam mais de 30 milhões de cópias por todo o Brasil, um sucesso de vendas incontestável.

“Na capa do LP [da Bíblia] eu escrevi que passei 25 anos gravando notícias nem sempre boas aos lares do país, mas a partir daquele momento, eu queria levar o Evangelho, que são notícias de Deus, até o último dia de minha vida. Eu simplesmente estou cumprindo aquilo que eu prometi”, afirmou.

"Eu invisto em mim levando a palavra de Deus sempre que eu posso. É uma missão que vou cumprir até o último dia da minha vida", acrescentou ele.

veja também