Comissão da Assembleia do RN aprova projeto que cria ‘Dia de Combate à Maconha’

Apesar das divergências sobre o tema, o projeto de lei foi aprovado e segue para votação no Plenário.

fonte: Guiame, com informações da Assembleia Legislativa do RN

Atualizado: Quarta-feira, 9 Outubro de 2024 as 10:33

Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação em 08.10.2024 (Foto: Eduardo Maia/Al.rn.leg.br)
Reunião da Comissão de Constituição, Justiça e Redação em 08.10.2024 (Foto: Eduardo Maia/Al.rn.leg.br)

Os deputados da Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte analisaram, nesta terça-feira (08), um projeto que institui o Dia Estadual de Combate à Maconha.

Após um extenso debate, o relatório final do deputado Coronel Azevedo (PL) foi favorável ao projeto, apresentando um substitutivo que mantém o foco na maconha, mas exclui a criminalização do uso medicinal da cannabis.

Apesar das divergências quanto ao tema, o projeto de lei do deputado Coronel Azevedo (PL) foi aprovado e segue para votação no Plenário.

A deputada Isolda Dantas (PT) se posicionou contra a iniciativa, argumentando que a criminalização da maconha prejudica a discussão sobre os benefícios medicinais da cannabis e penaliza, principalmente, as pessoas mais pobres.

Banheiros neutros

Em setembro, a Casa Legislativa aprovou um projeto sobre banheiros neutros, também de iniciativa do deputado Coronel Azevedo.

A proposta “proíbe a instalação e a adequação de banheiros, vestiários e assemelhados na modalidade unissex em espaços públicos, estabelecimentos comerciais privados e demais ambientes de trabalho e estudo no Rio Grande do Norte”.

Segundo o autor, o principal objetivo deste projeto é proteger mulheres e crianças contra possíveis abusos. “O texto especifica que abrange apenas os espaços de uso coletivo, e não os de uso individual, ao contrário do que a esquerda contra-argumentou em plenário, tentando desqualificar nossa iniciativa”, explicou.

veja também