Coreia do Norte: teste de míssil hipersônico chega a nível avançado e preocupa o mundo

Pyongyang segue em frente com seus testes, mesmo com a proibição sob a lei internacional.

fonte: Guiame, com informações de CNN e G1

Atualizado: Quarta-feira, 12 Janeiro de 2022 as 11:25

Lançamento de míssil. (Foto: Captura de tela/G1)
Lançamento de míssil. (Foto: Captura de tela/G1)

A Coreia do Norte lançou um possível míssil balístico, na terça-feira (11), que seria mais avançado do que o míssil que Pyongyang testou na semana passada.

Dessa vez, o míssil chegou a uma velocidade de dez vezes a do som, conforme uma nota da Junta de Chefes de Efetivo da Coreia do Sul.

O projétil foi lançado da província de Jangang, perto da fronteira norte-coreana com a China, e aterrissou no oceano entre a Península da Coreia e o Japão. 

Conforme o anúncio, seu voo cobriu uma distância de mais de 700 quilômetros e alcançou uma altura de 60 quilômetros.

Coreia do Norte nega

A mídia estatal norte-coreana afirmou se tratar de um míssil hipersônico, o segundo teste referido de uma arma semelhante pelo regime de Kim Jong Un. No entanto, muitos especialistas duvidam dessa alegação.

A avaliação do teste pelas inteligências sul-coreana e norte-americana está em processo, mas a análise inicial mostrou que o teste mais recente, no qual o projétil alcançou uma velocidade Mach 10 (número que representa 10 vezes a velocidade do som), é de uma arma mais avançada do que a do teste conduzido na última quinta-feira (6), disseram as autoridades.

Uma nota das Forças dos EUA na Coreia disse que o teste não demonstra ameaça nem para os Estados Unidos, nem para a Coreia do Sul, ou seus exércitos, mas “o lançamento do míssil destaca o efeito desestabilizador do programa ilícito de armamento [da Coreia do Norte].”

A Coreia do Norte não divulgou nenhuma informação sobre o lançamento da terça-feira. Na semana anterior, a mídia estatal deu detalhes 24 horas após o teste.

A prova de terça-feira cobriu praticamente a mesma distância que o da semana prévia, cerca de 700 quilômetros, e o míssil caiu no mar fora da Zona Econômica Exclusiva do Japão (EEZ), de acordo com o Ministério da Defesa japonês.

Pyongyang é proibida de testar mísseis balísticos e armas nucleares sob a lei internacional.

Sobre o míssil

Um míssil hipersônico, na verdade, se refere à carga útil que um foguete carrega. Neste caso, essa carga pode ser o que se é chamado de veículo deslizante hipersônico (Hypersonic Glide Vehicle, HGV, na sigla em inglês).

Um HGV pode voar teoricamente em até 20 vezes a velocidade do som, e pode ser facilmente manobrável em voo, fazendo com que seja quase impossível de derrubar, de acordo com especialistas.

Conforme a CNN, uma nota do governo sul-coreano na terça-feira disse: “Nosso exército tem a capacidade de detectar e interceptar esse projétil, e estamos continuamente reforçando nosso sistema de resposta”.

A Coreia do Sul expressou um “forte desapontamento com o lançamento do país ao Norte, que ocorreu em um momento onde a estabilidade política é muito importante”.

Preparo para uma guerra nuclear?

A sequência de testes com mísseis pela Coreia do Norte tem chamado a atenção do mundo inteiro. Kim Jong-un parece fazer questão de exibir a diversificação de seu arsenal nuclear. 

Tem sido uma espécie de ameaça na esfera psicológica através das demonstrações cada vez mais ousadas do arsenal bélico de algumas nações. A China realizou um teste secreto, em agosto de 2021, que surpreendeu as autoridades americanas. 

O míssil chinês hipersônico capaz de circular a Terra deixou o mundo em alerta. Os chineses estão expandindo suas forças nucleares e há uma grande chance de que estejam planejando “um jogo de arma de fogo”, conforme especialistas. 

Além de Pequim, os Estados Unidos e a Rússia também trabalham no desenvolvimento de tecnologia hipersônica. Sabe-se também que o Irã está construindo uma nova base militar na Síria que abrigará milhares de soldados e mísseis guiados por precisão. 

Em outubro do ano passado, a ONU chegou a convocar uma reunião de emergência para discutir o assunto. 

veja também