Cresce o número de evangélicos na República Dominicana, país oficialmente católico

A porcentagem de dominicanos que seguem a fé evangélica chegou a 30%, enquanto o número de católicos caiu.

fonte: Guiame, com informações do Evangelical Focus

Atualizado: Sexta-feira, 29 Julho de 2022 as 11:42

O número de cristãos protestantes chegou a 30% na República Dominicana.     (Foto: Imagem ilustrativa/Facebook/Iglesia de La Alabanza Alcarrizos).
O número de cristãos protestantes chegou a 30% na República Dominicana. (Foto: Imagem ilustrativa/Facebook/Iglesia de La Alabanza Alcarrizos).

O número de evangélicos na República Dominicana cresceu e já representa 30% da população, segundo dados do Conselho Dominicano de Unidade Evangélica (Codue).

De acordo com o Relatório Internacional de Liberdade Religiosa da Embaixada dos Estados Unidos na República Dominicana, enquanto em 2008 os cristãos protestantes representavam apenas 12% da população, em 2020 eles chegaram a 26%, mais de 11,3 milhões de pessoas.

O relatório ainda apontou que a fé evangélica é a que mais cresceu no país latinoamericano de tradição católica. A tendência para os próximos anos é que os evangélicos continuem crescendo.

O catolicismo é a religião oficial da República Dominicana, porém a Constituição de 2010 instituiu a liberdade de culto e o país como um estado laico.

Declínio do catolicismo

Desde então, o número de católicos tem diminuído. A nação que já foi 90% católica, hoje menos da metade da população segue o catolicismo.

Conforme o relatório da Embaixada dos EUA, em 2020, os católicos representavam 49%, enquanto em 2008, eram 68%.

Uma pesquisa de 2018 revelou que 29,4% dos dominicanos afirmam não ter uma religião, mesmo não se definindo como ateu ou agnóstico.

Segundo o Evangelical Focus, na República Dominicana existe uma comunidade muçulmana de cerca de 2.500 membros. 

Há também uma parcela de budistas, hindus e bahá'ís, embora não exista um registro oficial.

 

veja também