Elon Musk anuncia que Neuralink realiza 1º implante de chip cerebral em humano

Segundo relatos do bilionário, a pessoa que passou pela primeira experiência está se recuperando bem.

fonte: Guiame, com informações de CNN Brasil

Atualizado: Terça-feira, 30 Janeiro de 2024 as 11:50

Primeiro ser humano é implantado com chip cerebral. (Captura de tela ilustrativa: YouTube The Tesla Space)
Primeiro ser humano é implantado com chip cerebral. (Captura de tela ilustrativa: YouTube The Tesla Space)

O bilionário Elon Musk, dono da sociedade comercial neurotecnológica — a Neuralink — anunciou que, pela primeira vez, um ser humano foi implantado com um chip.

O anúncio foi feito na segunda-feira (29) através de uma postagem na plataforma X (antigo Twitter), onde Musk postou: “O primeiro ser humano recebeu um implante da Neuralink ontem e está se recuperando bem. Os resultados iniciais mostram uma detecção promissora de picos de neurônios”

A Food and Drug Administration (FDA) dos EUA autorizou a empresa, no ano passado, a realizar o seu primeiro ensaio para testar o seu implante em humanos.

O estudo avaliou a funcionalidade da interface que permite que pessoas tetraplégicas, ou seja, com paralisia total dos quatro membros, controlem dispositivos com o pensamento, segundo o site da empresa.

Em setembro de 2023, o Guiame publicou que a Neuralink estava realizando inscrições para o teste de chips cerebrais em humanos. Na ocasião, somente poderiam se inscrever pessoas que sofriam de paralisia causada por lesão na medula espinhal cervical ou pacientes com esclerose lateral amiotrófica com mais de 22 anos de idade. 

A cirurgia para colocar o chip é feita por um robô para que seja possível ligar milhares de fios finos no cérebro e para que possa ser feita a leitura dos impulsos elétricos e sua conversão em comandos.

Primeiros experimentos foram feitos em macacos

Musk havia planejado a inauguração dos testes em humanos para 2020, depois adiou para 2022, mas teve problemas depois de ser investigado por violações de bem estar animal enquanto fazia testes com macacos. Ele negou ter havido qualquer tipo de sofrimento animal.

Na ocasião, o Guiame publicou sobre a morte de 15 macacos após testes com chips cerebrais. A startup foi acusada de maus tratos e sofrimento extremo dos animais durante os experimentos.

veja também