Um pastor e sua família estavam a caminho de um culto na noite de domingo (18) em Londrina, no Paraná, quando o veículo perdeu os freios e despencou em uma ribanceira. As seis pessoas que estavam dentro da Kombi sobreviveram com ferimentos leves e os bombeiros reconheceram que a família viveu um milagre.
O pastor Adenilson dos Santos mora com sua família no bairro União da Vitória, na zona sul de Londrina. Juntos, eles seguiam para uma igreja na zona leste da cidade.
A Kombi descia uma rua quando, no cruzamento, perdeu os freios. Adenilson tentou fazer a curva, mas o veículo perdeu o controle e despencou na ribanceira, deixando um rastro de destruição na mata.
Segundo o Corpo de Bombeiros, os galhos ajudaram a amortecer a pancada. O tronco de uma árvore segurou a Kombi e impediu o automóvel de despencar em um córrego, o que poderia causar grandes danos.
“Eu estava vindo pela descida e quando fui pisar no freio, já não havia freio mais. Eu não tinha como fazer mais nada. Eu só tentei segurar na marcha, mas não tive êxito nenhum”, contou o pastor à reportagem do Cidade Alerta Paraná.
“O mato foi o que me segurou, mas o que me guardou mesmo foi Deus”, acrescentou o pastor. “Foi Deus que colocou as mãos Dele, foi Deus quem deu livramento para nós”.
Um policial militar que estava voltando para casa ouviu gritos enquanto dirigia pelo local. Ele parou a viatura e se deparou com o pedido de socorro de uma criança envolvida no acidente.
“Uma criança na beira do asfalto falou que tinha sofrido um acidente e que a família dele estava embaixo, no carro. A gente desceu, auxiliou no socorro, trouxe eles para cima até a chegada do resgate”, disse o Soldado Daniel.
Para os socorristas, a sobrevivência de toda a família em meio à cena de destruição foi um verdadeiro milagre. “Pode-se dizer que foi um milagre para essa família”, disse o Cabo Edmar, do Corpo de Bombeiros.
“Tem bastante árvores no local. Eles tiveram bastante sorte de não ter colisão com nenhuma dessas árvores. Mesmo com a direção solta do veículo, eles conseguiram parar no barranco, o que amorteceu um pouco o impacto. Não tiveram lesões tão graves quanto as cenas do acidente pareciam ter”, Edmar observou.
Além do pastor, também estavam no veículo sua esposa, Erika Patrícia da Silva, de 38 anos, a avó Marta Teixeira Fonseca, de 62 anos, dois filhos e um neto, com idades entre 3 e 21 anos.
Das seis pessoas, três foram encaminhadas para a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) com ferimentos leves.
“Foi Jesus que nos guardou, foi Ele que nos livrou. Se não fosse Ele, nós não estaríamos aqui”, destacou o pastor Adenilson.
No fim da manhã de segunda-feira (19), o pastor voltou ao local do acidente com alguns ajudantes para retirar o carro do barranco. Adenilson, que trabalha com reciclagem, tenta obter recursos para consertar o veículo.