
As recentes tempestades no estado de Kentucky, nos EUA, resultaram em enchentes devastadoras que causaram a morte de pelo menos 14 pessoas, incluindo uma criança de 7 anos.
As fortes chuvas e inundações afetaram 120 condados no estado americano, levando a evacuações e deixando muitas comunidades submersas.
O governador de Kentucky, Andy Beshear, declarou estado de emergência e solicitou assistência federal.
“Há indivíduos por aí que ainda precisam de ajuda que ainda estão entrando em contato conosco”, disse Beshear após conferir os danos em visita ao condado de Pike.
O presidente Donald Trump aprovou a declaração de desastre para o estado, permitindo que a Agência Federal de Gestão de Emergências (FEMA) coordenasse os esforços de socorro.
Ajuda cristã
Entidades cristãs participam dos esforços de resgate, que continuam acontecendo pelo terceiro dia consecutivo, enquanto os níveis de água continuaram subindo em algumas vias navegáveis em Kentucky.
A Samaritan's Purse e a Associação Evangelística Billy Graham (BGEA, sigla em inglês) enviaram ajuda em resposta à tragédia para auxiliar no resgate de pessoas ilhadas.
“As equipes de assistência em desastres da SamaritansPurse e os capelães da BGEA, Rapid Response Team, partiram hoje para o condado de Pike, Kentucky, para oferecer ajuda em Nome de Jesus após as devastadoras inundações”, escreveu Franklin Graham em seu perfil no X.
.@SamaritansPurse disaster relief teams and @BGEA Rapid Response Team chaplains headed to Pike County, Kentucky, today to offer help in Jesus’ Name after devastating flooding. Since the storm hit this weekend, thousands are still without power, over 1,000 water rescues were… pic.twitter.com/MIEKzjSCnJ
— Franklin Graham (@Franklin_Graham) February 19, 2025
O pastor também revelou que foram resgatadas mais de 1.000 pessoas nos esforços conjuntos com demais equipes de salvamento:
“Desde que a tempestade atingiu este fim de semana, milhares ainda estão sem energia elétrica, mais de 1.000 resgates aquáticos foram realizados e, tragicamente, 14 vidas foram perdidas. Por favor, ore por essas famílias que estão sofrendo, especialmente com a previsão de uma tempestade de inverno para esta noite.”
Ajuda Amish
Um salvamento chamou a atenção quando duas pessoas foram salvas por uma carroça puxada por cavalos da comunidade Amish após veículo submergir em enchente.
Na manhã de terça-feira (18), um carro ficou submerso em água até a cintura, deixando o motorista e o passageiro incapazes de sair.
O casal entrou em contato com as autoridades locais. No entanto, antes que as equipes chegassem, uma comunidade Amish nas proximidades interveio, utilizando uma charrete para retirar o veículo da água.
A mulher foi levada ao hospital para avaliação, enquanto o homem não sofreu ferimentos.
Os Amish são uma comunidade cristã que segue tradições antigas com um foco na fé e na separação do mundo moderno. Eles evitam o uso de tecnologia, incluindo eletrônicos e outras inovações tecnológicas, buscando viver de maneira simples.
Pouco depois do primeiro resgate, um segundo veículo entrou na água e ficou preso. Desta vez, o Corpo de Bombeiros de Pembroke e o Christian County Rescue conseguiram retirar o Jeep da água.
Desaparecidos
Segundo relatou o governador do estado durante entrevista coletiva, há muitos desaparecidos em meio a "níveis significativos de inundações" na Virgínia Ocidental.
Mais de 300 estradas foram fechadas devido às inundações. Além disso, mais de 14.000 residências e empresas ficaram sem energia elétrica, e aproximadamente 17.000 não tinham acesso a água potável.