Guerras atuais: cristãos pedem orações em meio à guerra entre Azerbaijão e Armênia

Desde que o Azerbaijão conseguiu o controle da região, muitos armênios fugiram por medo do novo governo.

fonte: Guiame, com informações da Portas Abertas

Atualizado: Segunda-feira, 30 Outubro de 2023 as 12:48

Cenas do conflito entre Azerbaijão e Armênia. (Captura de tela: BBC News Brasil)
Cenas do conflito entre Azerbaijão e Armênia. (Captura de tela: BBC News Brasil)

Uma guerra com graves consequências humanitárias está acontecendo onde Ásia e Europa se encontram, entre Azerbaijão e Armênia. Segundo a Portas Abertas, estima-se que mais de 10.000 pessoas atravessaram a fronteira de Nagorno-Karabakh.

Desde que o Azerbaijão conseguiu o controle da região, que é uma área disputada no Sul do Cáucaso, muitos armênios fugiram por medo do novo governo. 

“Algumas vítimas não conseguiram fugir e estão enclausuradas na área de conflito”, diz o site ao mencionar que os cristãos pedem orações.

A situação está difícil agora. Precisamos de oração por paz, para que o Senhor pare a guerra. Por toda a vizinhança há soldados mortos, mesmo entre nossos parentes. Agora, os civis estão deixando a área”, disse um líder da Igreja no Azerbaijão.

‘Milhares de mortos por causa da guerra’

Tanto a Armênia quanto o Azerbaijão eram parte da União Soviética (URSS). Quando a antiga URSS começou a se desintegrar, no final dos anos 80, o parlamento votou para que a região fosse anexada à Armênia e separada do Azerbaijão.

Desde então, começou a guerra na região. Ao longo dos anos, milhares de pessoas foram mortas e mais de um milhão de vítimas se tornaram deslocados internos por causa das atrocidades cometidas pelos dois lados do conflito.

Liberdade religiosa ameaçada

Cristãos estão afetados nos dois lados do conflito, o que preocupa organizações internacionais. Restrições para o registro de igrejas, vigilância sobre a literatura religiosa e outras limitações para atividades cristãs são alguns dos desafios que a comunidade cristã teme enfrentar sob o governo do Azerbaijão. 

Um especialista da Portas Abertas afirmou: “Vamos orar para que o Senhor proteja os seus filhos nessa região e para que a paz seja restaurada. Ore pelos que estão sofrendo e para que a violência pare. Nenhum dos lados confia no outro e muitos armênios ainda planejam deixar Karabakh”.

Outro pastor disse: “O mais importante é orar para que o conflito seja resolvido, para que não haja mais derramamento de sangue. Há muitas vítimas, ore por essas famílias e para que Deus os console”. 

Entenda o motivo da guerra:

veja também