![Lucy Pat Curl e seu marido, pastor Bill Curl. (Captura de tela/WESH 2 News)](https://thumbor.guiame.com.br/unsafe/840x500/top/smart/https://media.guiame.com.br/archives/2025/02/05/1772309837-lucy-pat-curl.png)
Membros da Primeira Igreja Batista de Orlando, com 14.000 membros, estão orando por um milagre para Lucy Pat Curl, esposa de seu ex-ministro pastoral Bill Curl.
Lucy, de 85 anos, foi brutalmente atacada em sua casa enquanto seu marido estava no trabalho, em 31 de janeiro. Atualmente, ela está em estado crítico no Orlando Regional Medical Center, na Flórida, EUA, com uma lesão cerebral grave que os médicos afirmam ser incurável.
“Rachel e eu estivemos lá com ela ontem, e com Bill, e vimos o corpo dela. O que ele [o agressor] fez com ela, e você simplesmente olha para cima e diz, ‘Deus, ela é uma das suas melhores’”, disse o pastor sênior da igreja, David Uth, aos membros no domingo.
“Ela é uma das melhores. Tanto Bill quanto Lucy Pat. Aquela família se uniu e está enfrentando isso, e ela está sendo totalmente apoiada por aparelhos de suporte à vida agora, com um ventilador. E [isso] é tudo o que fazem para mantê-la [viva]. Então, eles têm que tomar a decisão: O que vamos fazer?”
Ex-detento
Um comunicado à imprensa do Departamento de Polícia de Orlando informou que os policiais atenderam a um chamado de invasão domiciliar em Catalin por volta das 13h46 da última sexta-feira.
“O marido da vítima chegou em casa e encontrou sua esposa gravemente espancada dentro do veículo na garagem, pressionando a buzina pedindo ajuda. Ele imediatamente ligou para o socorro”, disse o relatório.
O pastor Curl informou à polícia que um homem, posteriormente identificado como o suspeito Ronald D. Davis, 55 anos, entrou à força na casa do casal e atacou Lucy Pat Curl, fugindo em seguida.
O ex-presidiário Ronald D. Davis é suspeito de agredir Lucy Pat Curl em sua residência. (Foto: Departamento de Polícia de Orlando)
O ex-detento foi encontrado mais tarde dormindo dentro de um galpão em uma propriedade residencial a alguns quilômetros da casa do pastor.
A polícia informou que o suspeito havia sido libertado da prisão em junho de 2024, após cumprir uma sentença simultânea de 15 anos por invasão de domicílio com agressão e roubo.
Davis foi acusado de invasão de domicílio, roubo com arma, agressão agravada por usar arma e por ser contra uma pessoa com mais de 65 anos, causando grande dano físico.
Missionários
Uth descreveu o ataque a Lucy Pat Curl como "de partir o coração", destacando que ela e o marido serviram na igreja por 52 anos e, durante 18 desses anos, trabalharam como missionários no Conselho de Missões Internacionais da Convenção Batista do Sul na Europa.
Nos últimos 16 anos, Curl e sua esposa têm servido juntos na igreja.
“Ele é o tipo de pessoa que estará lá por você num piscar de olhos. E sua esposa, Lucy Pat, está sempre ao lado dele. Ela toca piano incrivelmente bem. Ela toca em tantos funerais para nós, casamentos e em qualquer outra necessidade”, disse o pastor Uth. “Às vezes, você os vê por aqui andando em uma bicicleta para dois, e é uma visão linda quando isso acontece.”
Uth informou na sexta-feira passada que o pastor Curl estava realizando aconselhamento no Centro de Gravidez quando sua esposa foi atacada em sua casa.
O ataque
Ele afirmou que Lucy Pat contou à polícia que ouviu uma batida na porta e, ao abrir, viu o suspeito, que disse ser um agente de serviço comunitário. Quando ela pediu sua identificação para verificar sua alegação, Davis supostamente fingiu procurar um documento em sua carteira antes de forçar a entrada na casa e atacá-la.
“Ele a derrubou, entrou na casa [e] a golpeou várias vezes. Ela tem 85 anos, mas está em excelente saúde. Sobreviveu ao câncer três vezes,” disse Uth.
O pastor informou que, durante o ataque, Lucy Pat bateu o lado direito da cabeça em uma mesa de centro, o que resultou em danos significativos.
“Ele [o suspeito] começa a revirar a casa, enquanto ela grita, consegue sair para a van e pressiona a buzina, tentando chamar a atenção de alguém, um vizinho, mas ninguém apareceu,” explicou Uth.
Quando ninguém apareceu para ajudá-la, Lucy Pat Curl voltou para casa e permaneceu sentada sozinha por cerca de uma hora, até que seu marido chegou e ligou para o socorro. Ela foi levada às pressas para o hospital, mas os médicos determinaram que o dano era extenso demais.
"Eles fizeram alguns exames e viram que havia hemorragia cerebral, mas estavam esperançosos de que talvez fosse possível operar para aliviar a pressão e tratar o problema. Mas, quando fizeram a segunda tomografia, era irreversível, e o neurocirurgião disse que realmente não havia mais o que fazer. Então, tudo o que ouviram foi que ela não resistirá", contou Uth aos membros da igreja.
Apesar do que os médicos afirmaram, Uth revelou que o pastor Curl acredita que Deus realizará um milagre para sua esposa.
"Agora, quando digo isso, Bill me disse que perguntou a um dos médicos: 'Você conhece meu Deus? Ele pode fazer qualquer coisa'", disse o pastor da Primeira Igreja Batista de Orlando.
"Isso mesmo. Ele é um operador de milagres e nós vamos orar por um milagre. Você acredita em milagres?", perguntou Uth à igreja.
"Ele [Bill] disse que o médico apenas acenou com a cabeça e mudou de assunto. Mas estamos orando hoje para que Deus lhe conceda um milagre."