Mais de 2 mil israelenses atravessam a Cisjordânia na ‘Maratona da Bíblia’

O percurso foi baseado no livro bíblico de 1 Samuel 4, e aconteceu um dia depois de um palestino esfaquear dois soldados israelenses.

fonte: Guiame, com informações de AFP

Atualizado: Quinta-feira, 9 Abril de 2015 as 10:04

Cerca de 2.200 israelenses participaram da "Maratona da Bíblia".
Cerca de 2.200 israelenses participaram da "Maratona da Bíblia".

 

Cerca de 2.200 israelenses participaram nesta quinta-feira (9) da "Maratona da Bíblia", uma corrida que atravessa a Cisjordânia, no Oriente Médio.

A corrida, organizada por uma entidade judaica no norte da Cisjordânia, aconteceu um dia depois de um palestino esfaquear dois soldados israelenses, atingidos antes de serem morto a tiros.

Estradas da região foram fechadas para a corrida, que incluía uma maratona completa de 42,2 quilômetros, uma meia maratona de 15 km, e uma corrida de 5 km. O percurso foi de Rosh HaAyin, dentro de Israel, até um antigo local bíblico em Tel Shilo, sob um forte esquema de segurança.

Shahar Tzadok, um dos organizadores, disse que quase todos os corredores eram israelenses, tendo a participação de poucos estrangeiros.

O percurso foi baseado no livro bíblico de 1 Samuel 4, quando Israel foi derrotado pelos filisteus em uma grande batalha durante a qual a Arca da Aliança foi apreendida.

As notícias da derrota foram entregues por um homem da tribo de Benjamim, que correu do campo de batalha desde a atual Rosh HaAyin até Shilo, para contar ao profeta Samuel.

Israel tomou a Cisjordânia junto com Jerusalém Oriental na Faixa de Gaza, durante a Guerra dos Seis Dias em 1967. Hoje existem cerca de 400 mil israelenses que vivem lá, em mais de 130 assentamentos.

veja também