Uma pesquisa recente mostrou que a maioria dos jovens no Brasil são conservadores, enquanto as gerações mais velhas se identificam com a esquerda.
O estudo da AtlasIntel e Bloomberg, divulgado na terça-feira (2), mostrou o posicionamento político da população brasileira por faixa etária, dividido por Geração Z (16 a 28 anos), Millennials (29 a 44 anos), Geração X (45 a 60 anos) e Baby Boomers (61 a 79 anos).
Mais da metade (52%) da Geração Z se posiciona à direita e centro-direita, 31% à esquerda, 5% se identifica como centro e 12% não segue nenhuma posição política.
Entre os Millennials, 51% se diz de direita, 27% de esquerda, 3% de centro e 20% afirmou não ter posição política.
Já entre as gerações mais velhas a tendência política está mais à esquerda. Cerca de 52% da Geração X se identifica como de esquerda e 34% são de direita. Entre os Baby Boomers, 57% são de esquerda e 25% de direita.
No total geral da população brasileira, 42% são de direita, 40% de esquerda, 3% de centro e 16% não possui posição política.
A pesquisa também identificou a ideologia política por religião. A maioria dos evangélicos (56,6%) se identificam como de direita, 11,1% afirmam ser de esquerda, 2,2% de centro, 3,5% de centro-esquerda, 11% de centro-direita e 15,6% não possuem posição política.
A maioria dos católicos são de esquerda (32,7%), assim como a maioria dos agnósticos e ateus (60,6%).
Sucesso para Millennials é formar uma família
O levantamento da AtlasIntel também perguntou aos entrevistados: “Qual dessas opções (família ou carreira) é mais importante na sua visão de sucesso?”.
Os Millennials foram a única geração a responder que prioriza casar e ter filhos do que ter a carreira que deseja. Cerca de 51% deles afirmaram que a família é mais importante e 42% disseram preferir a carreira profissional.
Já a maioria da Geração Z (57%) respondeu que o trabalho é mais importante e apenas 15% declaram que priorizam formar família.
Em relação à religião, 49,8% dos evangélicos priorizam a família e 45,9% consideram a vida profissional mais importante.
Cerca de 71,1% dos católicos responderam que priorizam o trabalho e 25,1% a família. Entre os agnósticos e ateus, 79,6% optaram pela carreira e apenas 2% a família.
Visão pessimista do futuro
De acordo com a pesquisa, os jovens brasileiros têm uma visão pessimista em relação a seu futuro.
Somente 11% da Gen Z e apenas 19% dos Millennials acham que terão muito mais oportunidades econômicas do que seus pais.
Em relação ao futuro do Brasil, apenas 10% da Geração Z e 9% dos Millennials se declaram muito otimistas.
Os maiores desafios pessoais citados pela Geração Z e pelos Millennials foram: alto custo de vida e saúde mental.