Morre o pastor Robertt Marques, fundador do movimento Cultura do Reino

O pastor havia sido diagnosticado com um carcinoma no pulmão recentemente, em setembro deste ano.

fonte: Guiame

Atualizado: Terça-feira, 21 Outubro de 2025 as 2:06

Robertt Marques. (Foto: Instagram/Robertt Marques).
Robertt Marques. (Foto: Instagram/Robertt Marques).

Depois de uma recente luta contra o câncer, morreu nesta terça-feira (21) o fundador do movimento Cultura do Reino, o pastor Robertt Marques.

O anúncio do falecimento foi feito em seu perfil no Instagram na tarde de hoje. “Com profundo pesar, nos despedimos do nosso querido pastor Robertt Marques, um homem que viveu com intensidade e propósito, sempre consciente de que cada dia era um presente de Deus”, afirmou a postagem.

“Seu legado permanece vivo em cada vida alcançada, em cada palavra semeada, em cada coração transformado”.

Robertt lutava contra um câncer no pulmão, identificado como carcinoma, que foi descoberto recentemente, em setembro deste ano.

Em agosto, o pastor informou em suas redes sociais que estava com sintomas persistentes de tosse, perda de peso e falta de ar, e foi diagnosticado com Pneumonia Bacteriana. 

Ele chegou a ficar internado por cerca de 15 dias e recebeu tratamento, porém não teve melhora. Ao passar por novos exames, o câncer no pulmão foi descoberto.

“Não tem sido dias fáceis, mas caminho na certeza de que sua Presença tem preenchido todo o meu ser. Tenho aprendido com Cristo, um homem de dores e que soube padecer, de que tenho recebido todo o cuidado que preciso, principalmente da família e do Corpo de Cristo”, escreveu Robertt, em uma de suas últimas postagem, no dia 2 de outubro.

Robertt Marques deixa a esposa Erika Marques e quatro filhos. Ele atuava como pastor local da Igreja Cultura.

Ainda não foram divulgadas informações sobre o velório. Doações para a família podem ser feiras através do PIX: 11 94855-0987 (Erika Marques).

Luta por tratamento

Em agosto, antes de receber o diagnóstico de câncer, o pastor relatou a demora para conseguir uma consulta com Pneumologista no Sistema Único de Saúde (SUS).

“Faz três semanas que estou aguardando para ser atendido por um Pneumologista no SUS. Por outro lado, Deus abriu as portas de um médico pneumologista no [Hospital] Albert Einstein com custo zero para ajudar nesse processo todo que eu estou passando”, disse ele, em publicação no Instagram.

“Sou grato a Deus por ter minha família por perto me apoiando em tudo, fora que tenho um exército orando pela minha recuperação completa”, acrescentou.

Movimento Cultura do Reino

Robbertt fundou o Cultura do Reino em 2014, junto com sua esposa. O movimento tem o propósito de despertar, capacitar e enviar os cristãos para cumprir com a Grande Comissão e promover a cultura do Reino de Deus.

A missão atua servindo igrejas locais e na plantação de igrejas pelo Brasil e o mundo. Além disso, o ministério conta com a Escola de Ministério e Missões Awaken que treina cristãos para o envio missionário.

Nascido em um lar não cristão, Robbertt se converteu a Jesus em 2008 e passou por uma grande transformação.

“Vim de um contexto de família desestrutura, brigas familiares, divórcios, orfandade. Coração endurecido e carregando muitas marcas e feridas que levei tudo pra fase adulta”, contou o pastor, em publicação no Instagram, em agosto.

“Tive um Encontro com Deus que minha vida foi profundamente transformada. Te conhecer Jesus, foi a melhor coisa que eu fiz”, testemunhou, na época.

A equipe do Guiame lamenta a morte de Robertt e ora pelas consolações do Espírito Santo sobre a família, amigos e igreja.

veja também