Pastor ucraniano é sequestrado por tropas russas; igreja pede orações

O pastor Alexander Salfetnikov foi levado por tropas russas em 17 de maio.

fonte: Guiame, com informações do MNN

Atualizado: Segunda-feira, 30 Maio de 2022 as 8:39

Pastor Alexander Salfetnikov. (Foto: The Voice of the Martyrs USA)
Pastor Alexander Salfetnikov. (Foto: The Voice of the Martyrs USA)

Um pastor ucraniano, que tem atuado na região de Kharkiv para cuidar daqueles que não conseguiram fugir, foi sequestrado por tropas russas em 17 de maio, informou a organização missionária A Voz dos Mártires (VOM, na sigla em inglês).

“A VOM recebeu relatos de que o pastor ainda pode estar sob custódia das tropas russas e está recebendo tratamento médico para ferimentos potencialmente graves que podem ter resultado de sua detenção”, publicou a organização em sua página no Facebook em inglês, em 25 de maio.

O pastor Alexander Salfetnikov é líder da Igreja Evangélica Luz do Evangelho e tem servido na cidade de Balakleya, na região de Kharkiv, no leste da Ucrânia. 

Apesar dos fortes combates na região, o pastor Salfetnikov ficou para cuidar dos membros da igreja que não puderam evacuar. 

Todd Nettleton, da The Voice of the Martyrs USA, disse ao site Mission Network News nesta segunda (30): “Há mais de uma semana, ele foi detido por tropas russas e parece ter sido ferido. Não sabemos se ele foi ferido durante a detenção. Mas parece que ele está sob cuidados médicos e ainda está sendo mantido pelas tropas russas”.

Os combates na região de Kharkiv foram um dos mais mortais no país. Neste momento, fontes relatam que não há bombardeios na cidade, mas muitas pessoas em cidades ao redor ainda vivem em seus porões.

“O pastor Salfetnikov estava na parte mais afetada pela invasão russa. No entanto, ele escolheu ficar lá porque queria servir seu rebanho”, conta Nettleton. “Ele queria servir a Cristo. Acho que podemos orar para que outros crentes tenham a mesma coragem altruísta de deixar de lado sua própria segurança e talvez seus próprios desejos.”

Nettleton disse ainda que o pastor “acreditava que o importante agora é servir ao Senhor e servir ao seu povo.”

Por fim, a organização missionária pede orações: “Ore pelo pastor Salfetnikov, sua esposa Katerina e seu genro que o ajudou e cujo paradeiro é atualmente desconhecido.”

veja também