Após ser liberto do vício em crack, homem abre centro de recuperação: “Deus me lavou”

Com apenas 11 anos, Jobson começou a usar drogas e viu sua vida ser destruída pelo vício, até que decidiu entrar em uma igreja e teve um encontro com Jesus.

fonte: Guiame, com informações de Poder de Deus Documentários

Atualizado: Quarta-feira, 24 Junho de 2026 as 12:52

Jobson foi resgatado por Deus das drogas. (Foto: Reprodução/YouTube/Poder de Deus).
Jobson foi resgatado por Deus das drogas. (Foto: Reprodução/YouTube/Poder de Deus).

José Jobson Barbosa dos Santos, de 44 anos, cresceu em uma família desestruturada e que não conhecia o Evangelho, na Paraíba.

Após o divórcio dos pais, a mãe de Jobson passou a deixar o filho em uma creche de freiras para poder trabalhar e sustentar a família.

Nessa época, o menino teve acesso aos perigos das ruas. Depois da escola, em vez de ir para casa, ele ia para o centro da cidade.

“Eu comecei a pedir na rua para comer. A minha rotina era essa: saía da creche, ia pra rua pedir”, contou ele, em entrevista ao canal do YouTube “Poder de Deus”.

“Comecei com maconha”

Andando pelas ruas, ele conheceu más companhias e usou droga pela primeira vez aos 11 anos. 

“Conheci a maconha, aí veio a cola, veio o tine. A gente até faz as coisas que não é lícita, roubar para saciar o vício. Andei no caminho das trevas”, disse Jobson.

O adolescente começou a namorar uma menina e se tornou pai com apenas 13 anos de idade. Eles começaram a viver juntos e tiveram outros filhos.

Mesmo tendo uma família para cuidar, Jobson continuou preso nas drogas. Ele usava o dinheiro que ganhava trabalhando para sustentar o vício.

“O vício já estava me dominando. Aos 18 anos, um amigo me apresentou o crack. Eu usei essa droga e dali em diante a minha vida não era mais a mesma. Eu esqueci de tudo, da minha família e fiquei só focado na droga”, lembrou ele.

“Você acha que aquilo é bom, mas você está cego, está destruindo seu lar, seu casamento, sua família. E o efeito passa rápido assim, é um negócio de 5 minutos”, comentou.

Vendeu a própria casa para sustentar o vício

O homem começou a vender objetos de casa e a roubar os vizinhos para usar crack. Jobson chegou até mesmo a vender a própria residência.

“Minha mulher sofreu demais comigo. Muitas vezes ela ia me buscar nas cracolândias, nos cabarés. Eu só tenho só que agradecer a Deus e pela vida dela por ter me ajudado a sair”, afirmou.

“Era os meus filhos que estavam dando suporte à minha casa, limpando mato para ter o sustento no dia a dia”.

Até que, ao perceber que estava destruindo sua família e seu casamento, Jobson resolveu tomar uma atitude para se livrar das drogas.

Indo à igreja

Sem ninguém o convidar, ele foi até uma Igreja Assembleia de Deus em seu bairro buscar ajuda de Deus. “Quando eu cheguei lá, dobrei o joelho e falei tudo para Jesus”, relatou.

No culto, ele ouviu o Evangelho e, no apelo, entregou sua vida a Jesus. “O pastor Givaldo disse que Jesus poderia mudar minha história. E ali eu tomei posse, levantei e fui até lá”, disse.

“Quando eu me converti, imediatamente já saiu o desejo [pelas drogas]. Foi instantâneo. Eu glorifico a Deus porque eu fico admirado. Eu vi Ele me lavando por dentro como uma esponja que lava uma mamadeira”, testemunhou.

Com ajuda do pastor Givaldo, Robson cresceu em sua fé, foi discipulado e batizado, passando por uma grande transformação.

“Voltei para casa já mudado, já comecei a ver aquilo que estava errado. Porque quando a gente tem um encontro com Jesus, a gente já começa a ver aquilo que está errado”, observou.

“Nasci de novo, que privilégio! Deus me tirou da lama e botou outra veste nova. E a minha vida começou a mudar verdadeiramente da água pro vinho”, declarou ele.

Recaída

Após 6 anos de sua conversão, Robson acabou caindo nas drogas novamente. “Minha queda foi por falta de vigilância. Eu relaxei o devocional com Cristo, deixei de ir pros cultos. Aí fui enfraquecendo na fé”, revelou.

Ele comprou a droga e quando foi usar teve uma visão sobrenatural. “Eu botei no cachimbo, tive uma visão. Abriu o chão, eu vi um labirinto, um monte de fogo e de demônios. E quando eu consumi a droga, eles bateram palma e me acorrentaram”, lembrou.

O homem passou três anos afastado de Deus e sendo consumido pelas drogas. Até que ele se arrependeu e decidiu voltar para Jesus.

“Eu renovei minha aliança e disse: ‘Deus, eu quero voltar ao primeiro amor, pai. Eu quero voltar ao primeiro amor para fazer a tua obra’. Já fazem 18 anos que eu tô firme e forte com Jesus”, testemunhou.

Após ser resgatado por Cristo, Robson fundou o Centro de Recuperação Pedacinho do Céu em Campina Grande (PB).

Há 18 anos, ele tem ajudado outras pessoas que lutam contra o vício e apresentado a esperança do Evangelho.

veja também