Ator Matthew McConaughey diz que o casamento renovou sua fé: "Uma aliança com Deus"

O ator contou que considera sua família um verdadeiro presente de Deus e que qualquer conquista em sua vida é uma dádiva divina.

fonte: Guiame, com informações do God Reports

Atualizado: Quarta-feira, 2 Agosto de 2017 as 11:43

Matthew McConaughey (direita) ao lado de sua esposa, Camila Alves. (Foto: Today.com)
Matthew McConaughey (direita) ao lado de sua esposa, Camila Alves. (Foto: Today.com)

O ator vencedor do Oscar, Matthew McConaughey, conhecido por sua atuação em filmes românticos, foi elogiado por quebrar a alta taxa de divórcio de Hollywood ao permanecer casado com sua esposa a modelo brasileira Camila Alves - que teve uma criação católica, mas hoje faz parte de uma igreja não-denominacional no estado do Texas, com o ator e seus filhos.

Segundo o ator, quando seus filhos nasceram, lembranças de sua própria infância e a importância da igreja em sua vida naquela época começaram a vir ainda mais forte em sua memória.

"Assim que tivemos filhos, eu pensei: 'Quer saber? A igreja foi importante para a minha infância, para orar e pensar sobre as necessidades dos outros, mesmo que eu estivesse cansado ou qualquer outra coisa", disse McConaughey. "Eu percebi o quanto eu sentia falta e precisava disso novamente".

Ele e sua esposa têm três filhos: Levi, com 6 anos de idade; Vida, de 7 anos; E Livingston, de 4 anos de idade.

McConaughey foi criado em Uvalde, no Texas. Sua mãe, Kay era uma professora de jardim de infância e escritora. Seu pai, James, foi um jogador de futebol dos Green Bay Packers antes de trabalhar na extração de petróleo do Texas.

Seu sonho de infância de ser um jogador profissional de futebol, juntamente com o plano da faculdade de ser um advogado, todos foram descartados. Ele trabalhou em um cargo comercial e depois fez papéis menores até ser sido escolhido como protagonista no filme de John Grishman, "A Time to Kill" ("Tempo de Matar"), em 1996.

O papel levou a outros trabalhos, e McConaughey encontrou-se em breve em papéis românticos de filmes "The Wedding Planner" ("O Casamento dos Meus Sonhos) e "How to Lose a Guy in 10 Days" ("Como Perder um Homem em 10 Dias").

Em seu sucesso crescente, o Deus de sua infância tornou-se quase esquecido.

Então, o homem acostumado a deixar as mulheres sem fôlego acabou perdendo seu próprio fôlego, quando conheceu a modelo Camila Alves.

"Eu disse: 'O que é isso?", Lembrou McConaughey, conforme citado na revista 'Ever After'. "Eu pensei: 'Uau!".

Já a modelo não ficou tão impressionada e nem mesmo reconheceu o ator naquele momento. Mas depois de um primeiro contato, passaram boa parte da noite conversando e se identificaram bastante um com o outro.

O casamento tem a capacidade de trazer o melhor ou o pior nas pessoas. No caso de McConaughey, trouxe o melhor e o desejo de ter filhos, de ser pai.

"Nunca é um homem mais homem do que quando é pai de um recém nascido", disse ele, acrescentando que a paternidade o fez instintivamente saber o que é importante e o tornou "mais compassivo"

"É a única coisa que eu sempre quis ser", acrescentou. "Eu sabia disso, desde quando tinha 8 anos de idade. Quero dizer, eu queria ser diversas coisas como jogador de futebol e todas essas coisas, mas a única coisa que eu tinha certeza é que eu queria ser pai".

Matthew McConaughey com sua esposa e filhos em um evento de premiação. (Foto: Austin Way Magazine)

Quando seus filhos nasceram, McConaughey decidiu voltar à igreja. Ele agora participa de uma igreja não-denominacional no Texas.

"Nos baseamos na fé de que Jesus é o filho de Deus e que morreu por nossos pecados para nos dar a salvação. Mas recebemos pessoas de diversas denominações", explicou ele.

O agradecimento de McConaughey a Deus em seu discurso quando recebe um Oscar, depois de ganhar como Melhor Ator, foi uma surpresa para muitos, porque ele nem sempre foi uma pessoa conhecida por expressões públicas de sua fé cristã.

"Primeiro eu quero agradecer a Deus, porque Ele é o único para quem eu devo sempre olhar", disse McConaughey. "Ele abençoou minha vida com oportunidades que eu sei que não são do meu próprio mérito, nem são frutos de qualquer outro esforço humano. Ele me mostrou claramente que a gratidão vale a pena. Como dizia o saudoso Charlie Laughton: 'Se você tem Deus no coração, ganhou um amigo".

McConaughey disse que ele sempre viu a Deus como alguém que poderia responder suas perguntas e "tem Suas mãos sobre todo esse milagre que chamamos de vida".

Desde 2011, ele preferiu papéis dramáticos, em filmes como "The Lincoln Lawyer" ("O Poder e a Lei"), "Mud" ("Amor Bandido") e "The Wolf of Wall Street" ("O Lobo de Wall Street").


A importância do aconselhamento pastoral

McConaughey nunca temeu que seu casamento pudesse fracassar. Antes de se casarem, ele e Camila pesquisaram sobre divórcio e longevidade conjugal e entenderam a importância de um aconselhamento pastoral sobre essa questão.

"Eu tive que chegar ao ponto em que eu vi que havia algo mais do que simplesmente se casar. A gente tinha que querer de verdade. Você sabe, eu não queria que fosse simplesmente a diversão de estamos juntos na aventura. Então passei muito tempo com ela [Camila]. Nós conversamos sobre isso espiritualmente", contou.

"Nós lemos muito e conversamos também com muitas pessoas divorciadas, muitas pessoas que se casaram e permaneceram felizes. Conversamos também com nosso pastor. Ao final de tudo, nossa compreensão sobre este grande passo foi: 'vamos fazer uma aliança, eu, você e Deus. E vamos entender que isso não é apenas um destino, este é o começo de uma vida juntos", acrescentou.

Falando sobre a conversa com seu pastor sobre o casamento, Matthew destacou a importância desta decisão.

"Muitas pessoas que são felizes em seus casamentos conversam com seu pastor sobre isso", afirmou.

Gravado em sua aliança de casamento está a referência da passagem bíblica de Mateus 6:22, que diz: "Os olhos são a candeia do corpo. Se os seus olhos forem bons, todo o seu corpo será cheio de luz". O ator confessou que este versículo é o seu preferido da Bíblia.

 

veja também