O ex-jogador de futebol americano Malcolm Mitchell está contando como a fé em Deus o ajudou a superar desafios e encorajando outros a confiarem no Senhor.
Atualmente, Malcolm é um autor e poeta. No entanto, ele teve muita dificuldade para aprender a ler na infância: "Eu cresci me esforçando muito para aprender a ler. Foi muito difícil para mim", disse Mitchell à CBN News.
Como muitos adolescentes em Valdosta, na Geórgia, Malcolm se interessou por esportes e se tornou um astro do futebol americano no ensino médio.
Quando Malcolm ganhou uma bolsa para jogar na Universidade da Geórgia, ele ainda não era fluente na leitura como os garotos de sua idade. Então, ele percebeu a necessidade de melhorar suas habilidades fora do campo e logo desenvolveu um amor pela leitura.
"Vi pessoas fazendo coisas que eu nunca tinha visto antes, como estudar, ler, escrever e usar a inteligência para conquistar o resultado que queriam. E imediatamente comecei a perceber que ler era a ferramenta mais empoderadora que uma pessoa pode ter", explicou Malcolm.
Malcolm durante a contação de história em uma escola. (Foto: Reprodução/Instagram/Share the Magic Foundation)
Depois de superar sua dificuldade, Malcolm escreveu o livro infantil “The Magician's Hat” (“O chapéu do mágico”).
"Assim como eu praticava futebol, eu praticava leitura, e com o tempo eu ficava cada vez melhor. Então, eu aprendi as consequências do baixo nível de alfabetização, e isso só me inspirou a querer fazer para os outros, o que os livros fizeram por mim. Queria encorajá-los a ler”, disse ele.
E continuou: “Então, ‘The Magician's Hat’ é uma história sobre um mágico ensinando truques de mágica para crianças. Mas o melhor truque de todos é provar para as crianças que a leitura pode ajudar você a realizar seus sonhos".
Sonho realizado
Em 2015, Malcolm realizou o sonho de se formar em comunicação. Nessa época, o time de futebol americano “New England Patriots" o recrutou e dois anos depois, o time venceu o Super Bowl.
No entanto, naquele mesmo ano, Malcolm sofreu uma lesão no joelho que o forçou a se aposentar do futebol. Porém, ele usou isso como uma oportunidade para desenvolver seu amor pela literatura e começou a contar histórias para alunos de escolas públicas.
Isso levou a fazer uma parceria com a “New E3 School” em Hampton Roads, Virgínia, uma escola inovadora focada em elevar a educação infantil.
"Temos paixões semelhantes sobre os livros, garantir que as crianças tenham as ferramentas e recursos para se tornarem leitoras", disse Malcolm.
"Também tentar inspirar e conscientizar sobre uma causa que é muito importante. O que os comícios fazem em parceria com a E-3 é criar esse momento em que celebramos a leitura no mesmo grau em que este país celebra o esporte", acrescentou.
Ver essa foto no Instagram
Embora o ex-jogador veja a conquista do anel do Super Bowl como um momento marcante em sua vida, ele considera o encorajamento dos alunos através da leitura como seu maior sucesso.
"Talvez isso fizesse as pessoas sorrirem por um momento, se eu pegasse um passe ou marcasse um touchdown ou fizesse um bloqueio, mas depois é passageiro", disse Malcolm.
E continuou: "Os livros são permanentes, e eu estava jogando futebol para me ajudar. Comecei a escrever para ajudar os outros. Eu mantenho essa afirmação. Eu valorizo os livros mais do que o Super Bowl. Não estou tentando desvalorizar o que isso significa na sociedade, mas ler é mais importante do que futebol".
Enquanto ainda estava na NFL, Malcolm fundou a “Share the Magic Foundation” para transformar a vida de crianças por meio da alfabetização. Desde seu lançamento, milhares de crianças descobriram o amor pela leitura.
Segundo Malcolm, sua fé em Jesus o encorajou durante sua trajetória: "Minha fé me permitiu perseverar em momentos em que sei que, fisicamente, como ser humano, não tenho força psicológica para prevalecer, e no fundo, pensaria em desistir. E eu quis desistir em inúmeras ocasiões, mas minha fé me mantém de pé porque sei que se eu aguentar o suficiente, haverá uma luz no fim do túnel".
Malcolm realizou seu sonho ao encorajar crianças a lerem. (Foto: Reprodução/Instagram/Share the Magic Foundation)
Todos os anos, a fundação de Malcolm organiza um campeonato chamado “READBowl”, que começou no dia 13 de janeiro.
“READBowl é uma competição global de leitura gratuita onde equipes de pré-escola a 12ª séries ao redor do mundo competem para ler por mais minutos”, explica o site .
“A competição começa na semana anterior ao Campeonato Nacional de Futebol Americano Universitário (2ª segunda-feira de janeiro) e culmina com uma coroação ao vivo dos Campeões Mundiais de Leitura na manhã do Super Bowl Sunday da National Football League (NFL)”.