Quando Elodry, do povo Bara, era criança sua família se mudou para outra vila, no sul de Madagascar, à procura de cura para a avó que estava gravemente doente.
Como a maioria dos Bara, a família da menina praticava ocultismo e buscou os feiticeiros locais para restaurar a saúde da idosa.
“Visitamos os feiticeiros, fizemos sacrifícios, mas ela não foi curada, tentamos tudo sem sucesso. Não conhecíamos Jesus e praticávamos feitiçaria”, contou Elodry, em vídeo compartilhado pelo casal de missionários brasileiros Fernando e Janaine Basso.
No novo lugar, uma pessoa falou de Jesus para a família e, pelo poder de Deus, a avó foi curada da enfermidade.
Evangelizados por missionários brasileiros
Logo depois, os feiticeiros foram evangelizados por Fernando e Janaine e aceitaram Cristo. A família deixou o ocultismo e foi totalmente transformada pelo Evangelho.
Ainda menina, Elodry passou a frequentar a escola bíblica infantil da missão. À medida que ia crescendo fisicamente, também crescia em conhecimento de Cristo.
“Eu estava perdida, mas um dia, os missionários vieram e me ensinaram sobre Jesus. Eu era apenas uma criança”, disse.
![]()
Elodry, servindo na missão. (Foto: Reprodução/Instagram/Janaine Basso).
Ela louvou ao Senhor pelo Evangelho ter alcançado sua casa. “Obrigado a Deus que nos trouxe aqui para conhecermos sua Salvação. Meu pecados foram perdoados por Jesus, eu sou uma nova criatura. Sou muito grata a Fernando e Janaine que me ensinaram o quanto é bom andar com Jesus”, testemunhou.
Hoje, com 22 anos, Elodry está terminando a faculdade de Enfermagem e viu sua avó partir salva. “Ela acabou sua carreira”, declarou.
“Sou muito feliz porque Jesus transformou minha vida. Com Ele, temos força para não desistir. É maravilhoso andar com Jesus”, afirmou.
Pregando aos Baras
Elodry serve como professora na escola bíblica da missão e ajuda os missionários brasileiros a pregarem o Evangelho ao povo Bara.
“Ainda há muitos do meu povo que não conhecem Jesus, são incrédulos. Hoje, eu conheço Jesus, eu aprendi por qual caminho andar. Vocês, meu povo Bara, não conhecem Jesus, mas Ele é bom. Bem aventurados são aqueles que O seguem. Por favor, me ouçam: Somente Jesus é o caminho correto, não tome outro caminho”, enfatizou a jovem.
Ver essa foto no Instagram
Missão brasileira em Madagascar
Há 11 anos, Fernando e Janaine Basso têm levado o Evangelho ao povo Bara, um grupo não alcançado, com o apoio da Missão Zero e a MIAF (Africa Inland Mission).
Os Bara são criadores de gado e agricultores seminômades, que vivem nas montanhas no sul de Madagascar. Praticando a religião animista (adoração à natureza), eles também são muito envolvidos com a feitiçaria.
Uma das estratégias usadas para alcançar os Bara é a exibição do filme “Jesus” nas aldeias. Desde 2017, 419 vilas foram evangelizadas por eles através da produção, alcançando mais de 100 mil pessoas.
Em entrevista anterior ao Guiame, Basso explicou a escolha da estratégia: “O povo Bara é um povo de tradição oral. Toda cultura dos Bara, tradições, a religiosidade são passadas através do conhecimento oral. O povo Bara ainda não tem a Bíblia inteira traduzida e 90% não sabe ler nem escrever”.