Fundador de motoclube envolvido em crimes na Holanda se entrega a Jesus: ‘Ele me tocou’

David Tupan, fundador do motoclube Satudarah, se converteu aos 60 anos e começou a atuar como evangelista.

fonte: Guiame, com informações do Cvandaag

Atualizado: Terça-feira, 29 Outubro de 2024 as 9:58

David Tupan conta seu testemunho de conversão ao Cristianismo. (Captura de tela/YouTube Hour of Power)
David Tupan conta seu testemunho de conversão ao Cristianismo. (Captura de tela/YouTube Hour of Power)

David Tupan, fundador de um famoso clube de motociclistas holandês, viveu uma vida marcada por lutas, violência e conquistas no universo do motociclismo até que, aos sessenta anos, Deus transformou sua vida de forma impactante.

Agora, como cristão, David revela seu novo objetivo de vida: “Desejo levar o Evangelho à Indonésia como um cristão verdadeiramente transformado.”

O motoclube Satudarah criado por David é uma das organizações de motociclistas mais conhecidas e controversas da Holanda.

Fundado em 1990 em Amsterdam, o nome "Satudarah" significa "um sangue”. Além da filosofia de camaradagem cultivada pela maioria dos motoclubes, o Satudarah ficou conhecido por sua reputação de estar envolvido em atividades criminosas, como tráfico de drogas e violência entre gangues.

Infância difícil

David cresceu em Moordrecht como um garoto molucano, originário das Ilhas Molucas, um arquipélago localizado na Indonésia. Ele relata que enfrentou uma infância difícil.

“Eu fazia parte de um clube de motociclismo. Como um dos poucos membros com pele bronzeada, fui alvo de comentários discriminatórios de um dos integrantes”, relata.

 “Minha reação foi agredir o rapaz”, recorda David. Esses incidentes o motivaram a criar seu próprio clube de motociclismo: o Satudarah.

“Naquela época só havia brancos no mundo das motocicletas. Eu queria dar um pouco de cor. 'Satu' significa um, 'darah' significa sangue. Significa 'um sangue'. Todos podem entrar no clube”, explica David.

O Satudarah rapidamente se tornou um fenômeno. O clube cresceu de forma explosiva, atingindo mais de 1.400 membros. No entanto, esse crescimento acelerado trouxe desafios.

“É impossível ter uma visão clara de 1.400 membros. Começamos com nove pessoas, depois passamos para quarenta, e então houve uma verdadeira explosão. O Satudarah se tornou conhecido como um clube de motociclistas notório, associado ao tráfico de drogas e até mesmo de mulheres.”

Acidente de Moto

David, que sofreu um acidente de moto, nega que as acusações sejam justificadas.

“A justiça nunca provou isso. Nunca houve provas claras do uso de armas de fogo ou do tráfico de mulheres. Mesmo em relação às drogas, não conseguiram encontrar nada. Se houver criminosos no clube, eles devem ser presos, mas agora 1.400 membros foram condenados sem piedade”, afirma ele com veemência.

David já enfrentou o tribunal diversas vezes devido ao seu envolvimento na organização. “Fui a julgamento dez vezes por causa da organização Satudarah, mas nunca fui condenado por isso.”

Tocando Jesus

Um evento decisivo na vida de David foi quando um amigo próximo sofreu uma lesão na medula espinhal em um acidente de motocicleta.

“Em certo momento, pensei que poderia fazer qualquer coisa, que tinha o controle. Mas então, alguém que eu amava adoeceu. Isso aconteceu não apenas uma, mas duas vezes. Eu queria fazer tudo, mas me sentia impotente. Isso foi muito doloroso.”

David Tupan: 'Jesus me tocou'.(Captura de tela/YouTube Hour of Power)

David lembra que enquanto tentava ajudar seu amigo, algo inesperado aconteceu.

“A esposa dele me pediu para comprar uma panela elétrica de arroz. Quando saí da loja, encontrei uma mulher que queria me dar um livro. ‘Posso lhe oferecer um livro?’, ela perguntou. Eu disse: ‘Sim, tudo bem.’ Era um livro bonito e novo. Quando o li, ele me tocou profundamente. O livro se chamava ‘Tocando Jesus’, de Tom van de Wal. Esse foi o começo da minha transformação”, relembra.

‘O que Deus espera de mim’

A luta contra o sofrimento de seu amigo e a mensagem do livro levaram David a uma importante percepção:

“Meu amigo queria a eutanásia porque não queria mais viver. Quando li aquele livro, lágrimas vieram aos meus olhos e pensei: será que isso é o que Deus espera de mim? Esta é a solução?”

David cresceu em um ambiente cristão molucano, mas sua fé sempre foi superficial.

Ele lembra: “Íamos à igreja porque meu pai queria. Eu era puxado pelas orelhas por não ir à escola dominical, enquanto usava meu dinheiro do domingo para comprar doces. Na verdade, nunca me ensinaram a conhecer Deus como um Deus amoroso, um Deus que pode fazer tudo.”

Ele explica que, além da fé cristã, também há a veneração dos antepassados na comunidade molucana.

“Na igreja molucana, a Ruma Tuha, a casa dos nossos antepassados, é colocada ao lado da igreja. Lá, nossos antepassados são venerados. Essa é a tradição. Acreditamos em lugares sagrados e vemos os antepassados em diferentes formas, como crocodilos e pessoas com chifres. Mas isso não vem de Deus.”

Evangelista

David vivenciou um milagre com seu amigo.

“Li aquele livro e meu amigo se curou. Eu disse a ele que, se fosse necessário, traria um feiticeiro da África ou do Haiti para que ele melhorasse, mas ele respondeu: ‘Não, fique com Deus.’ Esse foi um ponto de virada. Uma semana depois, recebi aquele livro. Foi a resposta para ele e para mim. Foi uma reviravolta.”

Desde então, David se tornou um evangelista dentro da comunidade molucana. “Estou fazendo o meu melhor. É uma missão de todo cristão. Isso também está na Bíblia: ‘Vão e proclamem sobre Jesus.’”

Verdadeiro Deus de amor

David diz que seu maior sonho agora é proclamar o Evangelho na Indonésia.

“Estou trabalhando com Tom van de Wal para traduzir o livro ‘Tocando Jesus’ para o indonésio. Meu principal objetivo é evangelizar na Indonésia. Temos planos de alugar um grande estádio em Kota Ambon para um evento. Isso custa muito dinheiro, mas acreditamos que Deus fará com que aconteça.”

David continua se dedicando à comunidade molucana e também busca manter contato com seus ex-companheiros de clube.

 “O clube de motociclistas foi dissolvido por ordem do governo, mas ainda mantemos contato entre nós. Acredito que Deus dá a cada um uma lagoa. Minha lagoa é o clube de motociclistas e tudo que envolve motos e a rua. Eu tento pescar na minha lagoa para o Senhor.”

Com uma mensagem cheia de esperança, David conclui:

“Continue confiando no Senhor. Ele não é apenas o Senhor que você ouve na igreja. Ele é o verdadeiro Deus do amor, que pode curar e prover todas as coisas. Ele é o Deus de Abraão e Jacó, mas também é o Deus de vocês.”

veja também