Após sofrer um mal súbito e um AVC, Joshua Spears tinha menos de 1% de chance de viver, segundo médicos. No entanto, através de orações, ele superou os prognósticos médicos e afirmou que sua recuperação foi um milagre.
Joshua passou mal no dia 9 de maio de 2023 enquanto se preparava para fazer uma apresentação virtual. Mesmo com dor, ele conseguiu ligar para a emergência.
Quando os paramédicos chegaram, encontraram Joshua inconsciente e o levaram às pressas para o hospital.
Sua esposa, Julie, estava no trabalho quando recebeu a notícia. No hospital, os médicos informaram que as chances de sobrevivência de Joshua eram inferiores a 1%.
Ele havia sofrido uma dissecção aórtica aguda do tipo A, uma ruptura na principal artéria do coração, agravada por um AVC de grande extensão. Imediatamente, ele foi transferido para outro hospital para fazer uma cirurgia cardíaca de emergência.
“Minha primeira reação quando o médico do pronto-socorro disse que ele poderia não sobreviver foi de choque. Comecei a orar para que acontecesse um milagre, porque as chances médicas não estavam a nosso favor”, disse Julie à CBN News.
A gravidade do caso
Durante quase cinco horas, os médicos trabalharam para reparar a artéria rompida usando um enxerto, uma espécie de tubo que substitui a parte danificada da aorta. Mesmo se Joshua sobrevivesse, eles alertaram Julie de que o AVC poderia deixar sequelas graves, como não voltar a falar, andar ou reconhecer a família.
“Ele tinha sobrevivido à cirurgia, mas ainda não estava fora de perigo. Foi quando o médico nos disse que havia 40% de chance de sobrevivência. O cérebro dele ainda estava muito inchado. Então, eles não tinham certeza de como o AVC o afetou”, explicou Julie.
E continuou: “Quando o médico falou sobre todas as possíveis sequelas, eu pensei: ‘Não, ele vai provar que você está errado, porque ele é extremamente teimoso e vai superar isso’. Minhas orações foram especialmente para a recuperação dele, para que fosse a melhor possível, e para que ele tivesse forças para enfrentar tudo”.
![]()
Joshua no hospital. (Foto: Reprodução/CBN News)
No dia seguinte, Joshua acordou, mas com sequelas graves. Ele reconhecia a família, porém não conseguia mover o lado esquerdo do corpo, tinha dificuldade para engolir e não percebia estímulos desse lado. Apesar da gravidade do quadro, a fala não foi afetada.
‘Deus ainda faz milagres’
Após três semanas na UTI, Joshua foi transferido para uma clínica de reabilitação, onde iniciou mais um período de desafios:
“Me disseram que andar, principalmente sem ajuda, não seria possível. Que eu deveria me acostumar na cadeira de rodas, porque andar era algo que talvez não voltasse a acontecer. Eu não conseguia me virar e estava tão frustrado e irritado que queria desistir”.
Ao longo do processo, a família, os amigos e a igreja de Joshua o cercaram de orações.
“A oração e a fé foram fundamentais no meu processo de cura. Foram o aspecto mais importante. Elas me deram a fé para acreditar que eu conseguiria superar isso”, disse Joshua.
Então, um mês depois, ele conseguiu ficar de pé e dar os primeiros passos após o ocorrido: “Assim que me colocaram de pé, eu me senti tão eufórico. Foi como se eu tivesse ganhado uma competição”.
Sua recuperação surpreendeu os médicos, pois ele superou todos os prognósticos negativos.
“É muito raro alguém com essa condição sobreviver. E quando tivemos a consulta de acompanhamento de um ano com o cirurgião, ele disse: 'Nos vemos daqui a dois anos'. Então, tudo estava bem. Atribuo isso à oração, à nossa fé, à equipe médica e ao apoio dele”, declarou Julie.
Hoje, Joshua recuperou 80% de sua mobilidade e voltou a fazer o que mais gosta: andar de moto. Ele também compartilha seu testemunho em seu ministério, Missão Nova Vida, para ajudar outros a encontrar esperança e cura em Cristo.
![]()
Julie. (Foto: Reprodução/CBN News)
Para a família, a história de superação de Joshua é um lembrete de que Deus ainda cura e realiza milagres.
“Quero que as pessoas saibam que tudo é possível com a oração. Deus ainda faz milagres, porque eu vejo isso todos os dias com meu marido e sua recuperação”, afirmou Julie.
E Joshua concluiu: “Quando oramos, há um Deus que ouve e um Deus que responde. Não importa o quão ruim a situação fique, Ele vai te ajudar a superá-la”.