
Na última terça-feira (27), uma italiana que vive no Brasil compartilhou como a forma intensa e pessoal com que os brasileiros se relacionam com Deus a inspirou a se aproximar de Jesus.
Sharon Sburlino chegou ao Brasil no dia 17 de novembro de 2023. Desde então, ela tem compartilhado suas experiências no país e aborda as maiores diferenças culturais com a Itália em suas redes sociais.
“Na Itália, a gente não enxerga Jesus com os mesmos olhos que vocês aqui no Brasil. Lá, Jesus é mais distante. Ele é história, é arte, está nas igrejas, nas pinturas, é cultura. Aqui no Brasil, eu senti algo totalmente diferente”, disse ela no Instagram.
“Jesus está vivo e está nos corações das pessoas. No jeito que vocês falam: ‘Deus te abençoe. Vai com Deus’. No Brasil, Jesus é amigo, é Pai, é presença diária. Na Itália, às vezes, Ele é só uma lembrança, uma tradição, um símbolo. Esse foi um dos maiores choques culturais que vivi”, acrescentou.
Ver essa foto no Instagram
A princípio, Sharon ficou assustada com o jeito que os brasileiros falam de Deus em todo lugar: “Na Itália, falar de religião é quase um tabu. A gente evita o assunto e considera uma coisa muito pessoal”.
E continuou: “Aqui, as pessoas falam de Deus o tempo todo, na rua, no mercado, na academia. Aqui, a fé é viva, é alegria, é força, é parte do dia a dia. Na Europa, parece que a gente esconde a fé ou tem vergonha de acreditar. Lá, muita gente não acredita em Deus e é normal dizer: ‘Eu sou ateu’; ou simplesmente: ‘Eu não preciso de religião’”.
‘O Brasil tem algo que a Europa perdeu’
Após notar a liberdade com que as pessoas evangelizam e incluem Deus em suas vidas, Sharon quis descobrir mais sobre Ele.
“Foi aqui que entendi que a fé transforma, que dá coragem, que dá esperança. Na Europa, a fé é silenciosa ou esquecida. No Brasil, a fé é viva”, declarou ela.
E continuou: “No Brasil entendi o que significa viver com Deus de verdade. Na Itália eu conhecia Deus, mas foi no Brasil que eu o encontrei de verdade. Foi no Brasil que eu aprendi a viver com Ele todos os dias. Aqui, eu vi gente com tão pouco, mas que com Deus movem montanhas e percebi que não importa onde você esteja nunca abandone Deus”.
Ver essa foto no Instagram
“Hoje, eu não só acredito, eu sinto Deus como nunca senti antes. Sou italiana e encontrei no Brasil uma fé que transforma. Talvez, o Brasil tenha algo que a Europa perdeu: fé que abraça, que acolhe, que compartilha”, acrescentou a italiana.
Estudando e pregando a Palavra de Deus
Em um vídeo, Sharon mostra sua rotina de estudo da Bíblia enquanto medita na passagem de Jeremias 7:31-34.
Com a ajuda de uma amiga brasileira, ela está aprendendo a meditar na Palavra de Deus e tem evangelizado muitos nas redes sociais.
“Quando eu coloco a minha vida nas mãos de Deus, eu não tenho todas as respostas, mas eu tenho paz. Às vezes, o ser humano se afasta tanto de Deus, que começa a achar normal o que é absurdo”.
Refletindo sobre o texto bíblico, ela disse: “No tempo de Jeremias, estavam sacrificando até os próprios filhos e achavam que estavam fazendo algo bom. Mas, Deus olha e diz: ‘Isso nunca veio de mim, nem passou pelo meu coração’”.
Ver essa foto no Instagram
“Quando trocamos o amor pela crueldade, a fé pela aparência e a verdade por costumes errados, a consequência é o vazio. A alegria se cala, as festas somem, a cidade vira deserto. Que a gente nunca perca a sensibilidade de ouvir a voz de Deus e que Ele nos livre de sermos guiados por tradições sem alma e nos reconecte com o que Ele realmente quer, amor, vida e verdade”, acrescentou.
Por fim, Sharon demonstrou gratidão por ter encontrado Jesus no Brasil e declarou que espera que seu povo, na Itália, tenha a mesma oportunidade.
“Agora, faço o mesmo com os meus amigos italianos. Um dia, acredito que eles vão sentir a mesma benção que eu sinto no coração”, concluiu.