Marido resiste à ataque cardíaco quase fatal através das orações da esposa

Lamar Erdman sofreu um ataque cardíaco e passou por duas cirurgias nos EUA.

fonte: Guiame, com informações de CBN News

Atualizado: Quarta-feira, 23 Julho de 2025 as 5:27

Lamar Erdman. (Foto: Reprodução/CBN News)
Lamar Erdman. (Foto: Reprodução/CBN News)

Um cristão que sobreviveu a um ataque cardíaco quase fatal testemunhou que teve a fé fortalecida após o livramento de Deus nos Estados Unidos.

Em janeiro de 2020, Lamar Erdman, de 67 anos, e sua esposa, Karen, tinham acabado de retornar da igreja, na Pensilvânia, quando Lamar começou a passar mal de forma repentina.

Ele havia ido ao escritório para assistir futebol, enquanto Karen, enfermeira aposentada, conversava ao telefone. “Ouvi ele me chamar e achei estranho. Quando vi que ele me fazia sinal com a mão, percebi que algo estava errado”, disse ela à CBN News.

Ao chegar no cômodo, Karen encontrou o marido com fortes dores e dificuldade para falar. Pouco depois, ele começou a ofegar e a apresentar sinais de parada cardíaca. “Eu sabia que ele estava morrendo”, relembrou.

Após tentar acordá-lo, Karen deitou o marido no chão e ligou para a emergência. Enquanto esperava, ela aproveitou para orar. “Impus as mãos sobre ele e pedi a Deus que o mantivesse vivo, respirando e com o coração batendo”.

Cinco minutos depois, os paramédicos chegaram. Enquanto Lamar era atendido, Karen observou os sinais no monitor: “Era um coração partido. Ele ainda corria risco de morte. Foi um momento assustador”.


Karen. (Foto: Reprodução/CBN News)

Lamar foi levado de ambulância até um quartel de bombeiros, onde um helicóptero o aguardava. De lá, foi transferido para o Penn State Health Medical Center, em Hershey. 

Karen entrou em contato com amigos e familiares e pediu que eles intercedessem por Lamar: “A primeira coisa que pensei foi: Senhor, precisamos de Ti. E eu precisava de guerreiros de oração”.

Apesar dos riscos de morte, ela declarou: “Eu sentia algo no meu coração, quase um alívio por ele estar sendo cuidado e pelo Senhor estar ao seu lado”.

‘O Senhor é o nosso socorro’

No hospital, os médicos identificaram dois bloqueios graves nas artérias de Lamar: um com 90% e outro com 100% de obstrução. Uma cirurgia de emergência foi realizada com a inserção de um stent para desobstruir a artéria mais comprometida. 

Karen chegou instantes após o procedimento e percebeu imediatamente a melhora do marido. “Ele já estava com a cor normal, as bochechas rosadas. Não parecia mais o homem pálido que saiu de casa”.

No entanto, durante a cirurgia, os rins de Lamar ficaram comprometidos, o que adiou o segundo procedimento. Dois dias depois, com os rins recuperados, ele passou pela segunda cirurgia para colocar o outro stent. “Eu me sentia quase 100% normal”, afirmou Lamar.

No dia 8 de janeiro, apenas três dias após o ocorrido, ele recebeu alta e voltou para casa. O casal agradeceu pela cura e testemunhou que começaram a ver a proteção do Senhor antes mesmo do ataque cardíaco de Lamar.

“Dois dias antes ele estava caçando, num frio intenso. Se o ataque cardíaco tivesse acontecido lá, poderia ter sido fatal. Deus orquestrou tudo para que ele vivesse”, disse Karen.

Hoje, Lamar está saudável e leva uma vida ativa ao lado da esposa: “Estávamos simplesmente gratos a Deus por permitir que ele vivesse”, disse Karen. 

E Lamar acrescentou: “Ele ama a todos. E está disposto a ajudar qualquer um que lhe peça. Quanto mais pessoas orarem por você, melhores serão os resultados. Eu me senti abençoado por ter esses amigos que se dedicam a isso”.

Karen conclui com uma mensagem de fé: “Apegue-se a Deus, não importa o que aconteça. É de lá que virá o seu socorro”.

veja também