Um vídeo intenso foi divulgado na última quarta-feira e está deixando os usuários das mídias sociais impressionados. As imagens mostram o capitão de um barco de pesca pulando nas águas geladas do mar do Alasca, próximas à ilha de Raspberry, para salvar um de seus tripulantes que caiu na água passou cerca de 20 minutos fora do campo de visão de sua equipe.
O homem que caiu no mar parecia ter grandes dificuldades para nadar, devido às temperaturas muito baixas da água, e se não fosse pelos esforços heróicos do capitão Christian Trosvig - que comanda o navio 'Grayling' - e Dale Pruitt - comandante de outro navio que se aproximou para ajudar - o pescador provavelmente teria morrido. Trosvig comentou o resgate ao compartilhar a notícia com o vídeo, na última quarta-feira, em seu perfil do Facebook.
"A Deus seja dada toda a glória, pois Ele me deu coragem e força para tirar aquele meu tripulante da água e trazê-lo de volta à vida", ele escreveu.
A imagem de um de seus colegas se afogando no mar parece ter mexido de uma forma diferente com o capitão Christian, pois anteriormente, seu próprio irmão gêmeo acabou morrendo afogado no mar.
"Não vai acontecer de novo", foi o pensamento que Trosvig teve naquela hora, segundo seu relato.
Clique abaixo para conferir o vídeo do resgate:
O resgate
Tudo aconteceu na última segunda-feira (24), perto do estreito de Kupreanof e da 'Ilha de Raspberry'. Os barcos estavam no mar, um pouco próximos uns dos outros, esperando sua vez de pescar. Apenas um barco poderia lançar suas redes de pesca a cada vez, e Pruitt (comandante do navio 'Kodiak') era um dos capitães esperando pacientemente a sua vez. Felizmente, ele não estava tirando uma soneca ou assistindo a um filme para passar o tempo - ele estava simplesmente observando o mar quando percebeu que o navio Grayling, de seu amigo Christian, estava tendo problemas.
"Então eu fui lá e perguntei o que estava acontecendo", disse Pruitt, de 57 anos. "E ele [Christian] disse: 'não consigo tirar água do meu barco'. A Guarda Costeira relatou que ventos de mais de 27 Km/h e ondas de 1,5 metro na área naquele dia. Pruitt descreveu as ondas como um pouco maiores que isso, chegando a dois metros.
Pruitt disse que o barco Grayling começou a ser rebocado, mas inesperadamente acabou virando e quatro pescadores caíram na água.
"Então, soltamos o nosso bote salva-vidas e começamos a resgatar os homens que caíram no mar", disse Pruitt.
O capitão do barco Grayling, Christian Trosvig e outro membro da tripulação subiram a bordo do bote salva-vidas de seu próprio barco, segundo Pruitt.
"Mas eles não conseguiam encontrar o quarto homem de sua tripulação", contou Dale.
Pruitt disse que as tripulações estavam observando a água e procurando pelo o membro da tripulação do Grayling que estava desaparecido.
"Foi um momento assustador", disse ele.
Cerca de 20 minutos se passaram e, de repente a cabeça do pescador desaparecido emergiu na água do mar. Trosvig, vestindo um colete salva-vidas, imediatamente saltou de seu bote salva-vidas, voltando ao mar para salvar seu amigo. Ele nadou aproximadamente 50 metros para chegar ao membro de sua tripulação.
"Chris foi um herói. Ele salvou a vida daquele cara", disse Pruitt. "Chris nadou até lá, agarrou-o, puxou-o para as pedras de um penhasco próximo. Ele realizou os procedimentos de primeiros socorros durante cerca de cinco minutos e isso trouze aquele homem de volta à vida".