Em seu mais recente vídeo do projeto "Talmidim", o pastor Ed René Kivitz falou sobre a morte /ressurreição de Jesus Cristo e a relação entre as pessoas da trindade divina.
Lendo uma passagem do evangelho segundo João, o pastor destacou que a mensagem apresentada nos versículos 20 e 21 do capítulo 17 pode ser melhor interpretada após uma análise de contextos.
"Estas palavras de Jesus são melhor compreendidas a partir do cristianismo ortodoxo, próprio do Oriente. Nós, aqui no Ocidente, pensamos no evangelho e na salvação como uma figura / metáfora forense: o ser humano é o réu pecador, Jesus é o advogado de defesa e Deus é o juiz. Embora sejamos nós culpados do crime do pecado, Jesus, como advogado de defesa, se oferece para cumprir a pena em nosso lugar", introduziu o teólogo.
Porém, segundo Kivitz, a visão ortodoxa (oriental) do cristianismo foca mais na ressurreição de Cristo que na crucificação em si.
O termo Pericorese também foi interpretado pelo pastor, mostrando a referência feita à trindade divina.
"Os ortodoxos têm uma expressão muito bela, que é a 'Pericorese'... a dança eterna das três pessoas da santíssima trindade: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo existem desde sempre", explicou.
Ao comentar o papel de Jesus na trindade, Kivitz também destacou que o Deus Filho foi a inspiração para que o ser humano fosse criado.
"Jesus é o homem em plenitude. É perfeita e completamente semelhante ao homem, exceto pelo pecado ", destacou.
Clique no vídeo abaixo para conferir a reflexão: