Teto de salas de aula cai em escola da Zona Sul de SP

Teto de salas de aula cai em escola da Zona Sul de SP

Atualizado: Terça-feira, 30 Agosto de 2011 as 1:03

Alunos e professores da Escola Estadual Doutor Carlos Augusto de Freitas Villalva Júnior, uma das mais tradicionais do Jabaquara, na Zona Sul de São Paulo, continuavam tendo aula em salas improvisadas nesta terça-feira (30). O teto de sete salas de aula está caindo e mais de 500 estudantes, dos 2 mil que estudam na escola, estão tendo aulas em salas adaptadas.

“Estávamos dando aula, ouvimos um barulho grande no andar de cima e corremos para ver o que tinha acontecido. Chegamos lá e o teto tinha desabado em cima das carteiras”, conta a professora Solange Rabelo Silva. Para outro professor, a sorte foi que os alunos não estavam na sala. “Eles estavam fazendo atividade com o professor de física. Se tivesse aluno, o acidente seria mais grave”, afirma Marcos José Traldi. Os alunos reclamam das salas improvisadas.

De acordo com o diretor regional de ensino, eles estão buscando as causas do problema. “Dá para perceber que não há infiltração, nem rachadura, portanto não é um problema de manutenção”, explica Sandoval Cavalcante. Segundo Sandoval, as adaptações de outras salas estão sendo feitas para que os alunos não sejam prejudicados. “Vamos garantir os 200 dias letivos e os conteúdos que têm que ser desenvolvidos. O objetivo da Secretaria é manter a qualidade de ensino”.

Em nota, a Secretaria Estadual da Educação informou que já planejava uma reforma na escola quando o teto caiu, em 30 de junho. O contrato foi assinado no dia 8 de julho e a obra começou em 12 de agosto. Serão gastos quase R$ 300 mil na reforma que inclui, também, a instalação dos sistemas de combate a incêndio e a adequação do prédio às normas de acessibilidade.

Ao todo, essas mudanças e a obra para consertar o teto das sete salas devem levar 180 dias.  Enquanto isso, os alunos continuarão tendo aulas em espaços adaptados. Segundo a Secretaria, um vazamento no telhado teria provocado um acúmulo de água no forro e o descolamento do teto.        

veja também