MENU

Base de assinantes fechou abril com quase 14 milhões de acessos

Mercado de TV por assinatura no Brasil cresce 2,07% em abril

Atualizado: Terça-feira, 29 Maio de 2012 as 9:06

A base de assinantes dos serviços de TV paga fechou abril com quase 14 milhões (13,959 milhões) de acessos, atingindo crescimento de 2,07% em relação ao mês anterior, de acordo com dados divulgados na segunda-feira (28) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel). No último mês, o segmento contou com 283,8 mil novas habilitações.

Em relação a abril de 2011, houve um crescimento de 30,98%, com mais de 3,3 milhões de novas assinaturas em 12 meses. No acumulado dos quatro primeiros meses de 2012, houve expansão de 9,53% da base de assinantes no Brasil.

O serviço de transmissão de sinal via satélite (DTH) respondeu, em abril, por 57,1% da base de assinantes. A modalidade de TV a cabo alcançou 41,4%, no mesmo período. Em abril do ano passado, o serviço via satélite representava 49,2% do mercado nacional. Enquanto os serviços prestados via cabo possuíam fatia 48,1%.

Somente em abril de 2012, o DTH ganhou 234,8 mil novos assinantes, um crescimento de 3% em relação ao mês anterior. Já o segmento de TV a cabo registrou o acréscimo 57,6 mil clientes, que correspondeu à expansão de 1% frente ao mês de março de 2012.

As prestadoras com transmissão de imagens e som por micro-ondas (MMDS) registraram nova perda de participação no mercado em abril. Ao todo, houve uma baixa de 8,6 mil assinantes, com variação de -4% da base de assinantes.

A Anatel estima que o serviço de TV por assinatura beneficia 46,1 milhões de brasileiros, considerando a média de 3,3 pessoas por domicílio calculada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

veja também