Tela de aviso ao instalar um dos aplicativos
maliciosos na loja 'Android Market'
(Foto: Reprodução/Lookout Security) A empresa de segurança Lookout Mobile Security notificou o Google sobre 22 aplicativos presentes no Android Market que carregavam um código malicioso chamado RuFraud, que enviava torpedos SMS Premium a partir do celular da vítima. Os programas contaminados com o RuFraid eram aplicativos conhecidos, como o Angry Bird.
A Lookout acredita que pelo menos 14 mil aparelhos instalaram algum dos 22 aplicativos. O Google já removeu todos do Android Market.
Para fraudar a vítima, o programa exibe um único alerta. Depois de ser aceito, o software envia mensagens SMS para serviços via torpedo. Com isso, o usuário é cobrado em sua conta telefônica pelo uso de um serviço fantasma e só vai perceber a fraude quando a conta chegar ou ficar sem créditos.
Como os números de SMS relacionados a serviços desse tipo são restritos a uma localidade, a Lookout acredita que o vírus só era capaz de funcionar em alguns países da Europa, incluindo a Inglaterra, a França e a Alemanha.
Não é a primeira vez que o Google retira ou desativa aplicativos maliciosos no Android Market. No início do ano, uma única limpeza retirou 50 apps do Market e, desde então, o Google vem removendo sistematicamente os downloads do Market que oferecem risco aos usuários de Android.